quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Prefeitura de Pedra Branca deve exonerar 10 comissionados; recomenda o Ministério Público do Ceará

 A prefeitura de Pedra Branca, no Centro do Estado, recebeu recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça da Comarca local, para exonerar até a próxima terça-feira (7),10 servidores comissionados que exercem funções diversas na gestão pública local. A medida foi requisitada em razão de possuírem relação de parentesco com o prefeito, com o presidente da Câmara Municipal e demais vereadores.

O chefe do Executivo Municipal deve comunicar à Promotoria de Justiça de Pedra Branca, no mesmo prazo e por escrito, se a recomendação será acatada e quais as medidas tomadas para cumpri-la. Alerta ainda o MPCE que a inobservância das orientações poderá acarretar em medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis, inclusive, com o ajuizamento de uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

Também foi requerido que a prefeitura se abstenha de contratar qualquer pessoa que ostente a condição de cônjuge, companheiro e parente até terceiro grau com o prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, procurador-geral do Município, ouvidor, vereadores, deputados estaduais, dentre diversos outros cargos públicos: para cargo ou função em comissão, gratificada ou de direção; por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, dentre outros.

Caso existam outras pessoas que se encaixem nos limites desta recomendação, que sejam desligadas da atividade ou função exercida nos poderes executivo e legislativo municipais, sob pena de adoção das medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis. Acrescenta o MPCE que a recomendação da Promotoria de Justiça de Pedra Branca deverá ser divulgada no site da Prefeitura por, pelo menos, 15 dias e no Diário Oficial do Município.

Com informações do Diário do Nordeste.