quinta-feira, 21 de junho de 2018

Governo do Ceará declara situação de emergência em Acopiara e outras 25 cidades por causa da seca


Desde 2012, a média anual de chuvas tem ficado abaixo da normalidade no Ceará. (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)
O Governo do Ceará declarou nesta quarta-feira (20),situação de emergência em 26 municípios por causa da seca. O parecer foi fundamentado em Parecer Técnico da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (Cedec/CBMCE).

Esses municípios somam-se aos 48 que permanecem com áreas em emergência declarada pelo Estado já neste ano e ao município de Senador Pompeu, que declarou emergência por estiagem no dia 2 de fevereiro de 2018. Assim, ao todo, há 75 municípios cearenses com áreas em situação de emergência por estiagem ou seca.

O Parecer da Cedec/CBMCE analisou os danos e prejuízos da seca informados pelos municípios no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), bem como dados das chuvas, das reservas de água, do abastecimento de água potável e das perdas agrícolas.


Concluiu-se que a declaração de emergência e o posterior reconhecimento federal se fazem necessários para a continuidade das seguintes ações complementares de assistência à população e de restabelecimento do abastecimento d’água nas áreas atingidas pela seca:

Operação Carro-Pipa federal, realizada nas áreas rurais semiáridas;

Renegociação de financiamentos realizados por produtores rurais;

Operação Carro-Pipa estadual, realizada nas áreas urbanas e nas áreas rurais não semiáridas; 

Outras ações custeadas com recursos federais, como a perfuração e instalação de poços e montagem de adutoras.

Desde 2012, a média anual de chuvas tem ficado abaixo da normalidade no Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Neste ano, apesar de sensível melhora, as chuvas de janeiro a maio ficaram 8% abaixo da média histórica para o período.

Em consequência, os principais reservatórios de água do Estado, monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), permanecem com volume reduzido, com apenas 16,6% da capacidade de armazenamento preenchida. Em muitas localidades do Estado, o abastecimento de água potável permanece sendo realizado de forma emergencial.

Veja as cidades em situação de emergência, segundo governo:
Acopiara

Assaré

Bela Cruz

Cedro

Chaval

Crateús

Crato

Groaíras

Hidrolândia

Icapuí

Icó

Iguatu

Independência

Ipu

Itapajé

Jaguaruana

Lavras da Mangabeira

Madalena

Missão Velha

Nova Olinda

Ocara

Parambu

Paramoti

Reriutaba

São Gonçalo do Amarante

Umirim