quinta-feira, 31 de maio de 2018

Quadra chuvosa no Ceará teve o melhor resultado dos últimos 7 anos

A quadra chuvosa no Ceará se encerrou nesta última quarta-feira (30). A previsão inicial da Funceme de chuvas acima da média no Estado não se concretizou. As chuvas atingiram apenas a média, o suficiente para ser o melhor resultado desde 2011.

O Ceará teve uma média 584,7 milímetros por região. A macrorregião que mais choveu foi a do Litoral Leste, com 900,2 mm, 15,7% acima da média. Seguida pelo litoral de Fortaleza, com 782,4 mm, mas que ficou 1,8% abaixo do esperado; e pelo Maciço de Baturité, com 706,5 mm, 3,1% acima da média.

Em termos de aumento percentual, o destaque foi a região do Cariri, onde choveu 670 mm, um aumento de 8,7% em relação à média. Segundo a Funceme, um dos municípios que mais choveu, foi Granja, no Litoral Norte.

Apesar do resultado animador, algumas regiões do Estado apresentam chuvas abaixo do esperado, como é o caso do Sertão Central e Inhamus, onde choveu apenas 466,7 mm, 6,1% abaixo da média. E é nessa região onde estão os municípios que menos registraram chuva, segundo o meteorologista da Funceme. Com informações do Tribuna do Ceará.