segunda-feira, 30 de abril de 2018

Chuva de 24 milímetros em Quixeramobim aumenta expectativa de barragem sangrar

As chuvas do fim de semana no Centro do Estado foram abaixo da expectativa dos moradores da região, todavia, os 24 milímetros apontados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em Quixeramobim no intervalo de 7h da manhã do domingo para as 7h desta segunda-feira (30), foram suficientes para deixar a população desta cidade em estado de alerta, com a possibilidade de a barragem sobre CE-060 ficar mais próxima de atingir a sua cota máxima e sangrar. A informação é do Diário do Nordeste.

A última vez em que a água transbordou pelas 15 comportas na extensão de 240 metros da ponte foi no início de abril de 2011. Pelo monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o nível se mantém o mesmo dos últimos dias. Entretanto, conforme os dados captados diariamente, desde 21 de abril a cota vinha baixando. Com a recarga deste fim de semana retornou ao nível do dia 27. Ainda faltam os mesmos 81 centímetros para a lamina d’água ultrapassar a barragem.  

A última vez em que a água ultrapassou as 15 comportadas da barragem na CE-060 foi em 2011.
Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Quixeramobim desde o dia 18 a água da barragem homônima voltou a ser captada para a Estação de Tratamento e distribuída para a população da cidade. A recarga está aliviando o racionamento de mais de ano para mais de 15 mil consumidores. O reservatório tem oficialmente capacidade para 7,8 milhões de m³.