quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Prefeitura de Acopiara em parceria com a UFCA, Embrapa e Ematerce realiza o lançamento do Projeto Ouro Branco no município

A Prefeitura de Acopiara, através da secretaria de Agricultura, em parceria com a Universidade Federal do Cariri (UFCA), Embrapa e Ematerce lançou na manhã da última terça-feira, 20 de fevereiro, no Sindicato dos Servidores Públicos, o Projeto Ouro Branco. 
O mesmo visa incentivar o resgate da tradição no cultivo de Algodão no município. Na ocasião, teve fala das autoridades presentes, que falaram sobre a importância desse projeto para o município, e para as famílias, que terão mais uma nova fonte de renda para o seu sustento. 
Logo após o discurso, os que estavam presentes ao evento participaram de dois seminários, um sobre a revitalização da cultura de Algodão, que foi ministrado pelo professor da UFCA Sebastião Sousa, e o outro com o biólogo e integrante da Embrapa Algodão Gildo Pereira, que falou sobre o cultivo de Algodão no Semiárido.

Em seu discurso, o chefe de Gabinete Gleirton Dias, que esteve representando o prefeito Antônio Almeida Neto, falou da importância desse Projeto, e falou que a Prefeitura vai dar o total apoio, pois é um compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do município, que visa resgatar a tradição e incentivar o cultivo desta cultura tão importante na nossa história que é o algodão, outrora chamado de Ouro Branco.

O secretário da pasta da Agricultura, Ademilton Almeida, falou da satisfação desse Projeto e disse que de início, serão atendidas 10 famílias cadastradas, e que as mesmas receberão sementes de algodão que são adaptadas ao nosso semiárido e que garantem um melhor desenvolvimento e produtividade.

Estiveram presentes no evento, o secretário de Agricultura Ademilton Almeida, o chefe de Gabinete Gleirton Dias, que esteve representando o prefeito municipal Antônio Almeida Neto, o professor da UFCA do curso de Agronomia Sebastião Sousa, a coordenadora do Projeto Ouro Branco, o representante da Embrapa Algodão Gildo Pereira, o gerente da Ematerce de Acopiara Rubens, o empresário Virgílio Rufino das Indústrias Algodoeira Rufino, presidente de Associação Nicanor de Lima, técnicos da secretaria de Agricultura e agricultores.