sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Novas ações violentas contra manifestantes são registradas em Icó

A Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce) Mobilizou representantes dos sindicatos dos servidores municipais da região centro Sul, Inhamuns e sertões de Crateús, onde participaram na tarde desta quinta feira em apoio aos servidores municipais de Icó, de uma caminhada e um ato publico, em protesto contra a violência física e administrativa . 
A atividade iniciou- se às 15 horas, com uma concentração que saiu de fronte à sede do Sindicato de Servidores Públicos Municipais (Rua Francisco Maciel 1652-Centro).

A caravana de apoio aos trabalhadores municipais de Icó se deu após truculenta repressão à manifestação pacífica de educadores realizada na última segunda-feira, 19, a base de tiros com balas de borracha e spray de pimenta. Os professores se reuniram para protestar contra o decreto municipal nº 02/2018 que estava sendo debatido no legislativo local. Na propositura, a prefeita Laís Nunes reduz o salário de 362 professores, com o corte de metade da carga horária.

Organizações, sindicatos, entidades, grupos e movimentos de todo o Estado, participaram do evento. Além de repudiar a medida desproporcional e arbitrária conduzida pelo Secretário de Segurança da cidade, os manifestantes pediram durante a caminhada a reprovação do projeto que modifica a carga-horária do magistério. A matéria foi apreciada nesta quinta-feira na Câmara Municipal, em segunda ocorreu a votação.

O apoio chega em um momento determinante para os trabalhadores. “ Levamos toda a nossa estrutura e envolvemos os demais municípios nesta luta conjunta onde contamos com o apoio de juristas e de entidades de defesa de direitos. e em função da ampla repercursão que deu esse caso durante aquele doloroso episódio, ‘somos todos Icó’”, salienta Enedina Soares, presidente da Fetamce.

Denúncias
Além de reforçar a mobilização social contra as medidas e os atos violentos, a Fetamce denunciou o caso em diversos órgãos, como o Governo do Estado do Ceará, responsável pela segurança pública; a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará; o Conselho Estadual de Direitos Humanos; o Ministério Público Estadual e a Justiça Estadual.

O comercio fechou as suas portas em solidariedade aos servidores municipais, e em protesto pela medida tomada pela gestão municipal.

Na rua grande como é chamada um forte esquema de segurança foi montado, não permitindo assim a aproximação da população, comerciantes, sindicatos e professores a câmara municipal. 

Eu nunca fui de me expor em redes sociais! Nunca gostei de agredir ninguém principalmente aqui ! 

Mas hoje quem se sentiu agredida foi eu, enquanto no Icó estão professores comerciantes, e toda a população lutando por seus direitos, lutando por uma causa justa, eu me deparo com a PREFEITA LAIS NUNES no shopping igualtemi muito tranquila na praça de alimentação ! 
Acompanhada com seus filhos, a enteada, a babá e o seu motorista ! E quando passamos por ela a única atitude da excelentíssima prefeita foi baixar a cabeça e a babá tomou a nossa frente pra que ela não fosse registrada! QUE VERGONHA ICO , QUE VERGONHA ADMINISTRAÇÃO, QUE VERGONHA DE TUDO ISSO ! afirmou uma professora.
Na sessão da câmara municipal de Icó dessa quinta-feira (22) foi aprovada em segunda votação o projeto de lei de autoria do poder executivo de Nº 002/2018 que reduz a carga horaria dos professores da rede municipal de ensino e com isso seus próprios salários foram reduzidos.

Confira como votou os vereadores
A FAVOR DO PROJETO DE LEI:
Galeginho do DNER
Maria do CAL
Junior Dantas
Elizeu Amâncio
Didi de Cilon
Evandro Juvino
Chico Nunes
Fernando Nunes (Presidente da câmara) Voto de desempate
VOTARAM CONTRA O PROJETO DE LEI
Daniel Guimarães
Victor Luiz
Kailton da SUCAN
Marconier Mota
Cicero do Alto
Welington Chiclete
Gilberto Barbosa
Com isso os professores da rede municipal de ensino tem sua carga horaria reduzida e consequentemente seus salários.
 
Com informações do Blog do Amaury Alencar e do site Icó News