terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Milhares de católicos participam da tradicional procissão em louvor ao Senhor do Bonfim em Icó

Cerca de 30 mil católicos participaram no fim da tarde de ontem na cidade de Icó da tradicional procissão em louvor ao Senhor do Bonfim (Jesus Crucificado) no centro histórico desta cidade, na região Centro-Sul do Ceará. Devotos e pagadores de promessa seguem uma tradição que já perdura por 268 anos. É uma das festas religiosas mais antigas do Ceará. . A informação é do Diário do Nordeste.
 
Movidos pela fé, os devotos caminharam ao lado da imagem bicentenária, cantando louvores, rezando, pagando promessas e renovando preces. A aposentada Luíza Custódio percorreu por quase duas horas, com um tijolo sobre a cabeça e de pés descalços, o percurso da procissão. “Estou aqui por uma graça alcançada”, contou. “Minha filha estava com um problema de saúde e ficou curada, graças ao Senhor do Bonfim”.

Muitos jovens caminharam de pés descalços. “Agradeço por minha aprovação no vestibular”, disse Ítalo Lopes. Outras ainda esperam notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e fazem a caminhada sem calçados como forma de penitência. “Foi uma promessa e espero minha aprovação para medicina”, disse Roberta Cândido. Religiosos e devotos neste ano intensificaram orações por chuva.

O frei Rosenildo Alexandre, reitor do Santuário do Senhor do Bonfim, disse que a festa é muito participativa. “Com certeza, uma das maiores do Ceará”, frisou. “É um momento de expressão da fé, de fortalecimento e agradecimento a Jesus Cristo, um verdadeiro rito espiritual”.

Os festejos religiosos começaram no último dia 22 e prosseguem até o próximo dia 6, quando ocorre a recondução da imagem de madeira, oriunda de Portugal, ao altar mor do Santuário do Senhor do Bonfim, no Largo do Théberge. Neste ano, o novenário teve como tema central ‘Com o Senhor do Bonfim, proclamamos as maravilhas de Cristo’.