terça-feira, 17 de outubro de 2017

IFCE de Iguatu ofertará licenciatura em Geografia

http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/wp-content/uploads/2017/10/181.jpg
A partir de 2018, o campus Iguatu do Instituto Federal de Educação de Ceará passará a oferecer a sua segunda licenciatura, dessa vez na área de Geografia. Esse é o quarto curso superior gratuito oferecido pelo campus à comunidade iguatuense e região. A forma de ingresso será pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por meio das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. A informação é do Diário do Nordeste.

O coordenador do curso, professor Nataniel Albuquerque, diz que a instalação da licenciatura atende a uma demanda da região Centro-Sul do Ceará na formação de professores de Geografia. “Os futuros profissionais deverão ter, como perfil, uma afinidade pela relação entre ensino e pesquisa, pelo entendimento das dinâmicas espaciais naturais e sociais e pela resolução de conflitos resultantes das contradições socioeconômicas impressas no espaço”, avalia.

Para o professor Cleiton Marinho, a visão da Geografia como uma disciplina de memorização dos conteúdos (como o nome de lugares e leitura de mapas) já foi superada. “Na atualidade, a Geografia busca interpretar as relações existentes entre sociedade e natureza. Essa característica da ciência também fica evidente no próprio currículo do novo curso do IFCE – campus Iguatu”.

Segundo ele, os estudantes terão contato com disciplinas que abordam as dinâmicas naturais e sociais e suas articulações. “Esses conhecimentos são extremamente relevantes na atualidade, já que temas como poluição, aquecimento global, desertificação, crescimento desordenado das cidades estão cada vez evidentes e exigem interpretação crítica e respostas da sociedade”, diz Cleiton.

O curso ofertará 30 vagas por semestre, terá duração de oito semestres e será ministrado na unidade Cajazeiras, com turmas alternando nos turnos da manhã e da tarde. A estrutura do campus Iguatu já conta com uma estação meteorológica e dois laboratórios (geoprocessamento e solos), porém mais dois laboratórios estão em fase de implantação, um de Geografia Física e outro de Geografia Humana e de Ensino. Neles, funcionarão grupos de pesquisa e estudo com ênfase na geografia do Centro-Sul do Ceará.