domingo, 2 de julho de 2017

No Tocantins: Icoense comemora 110 anos com festa de aniversário

Na cidade de Gurupi, sul do Tocantins, a icoense, dona Francisca, ganhou uma festa de aniversário. Os 110 anos estão comprovados no documento de identidade. A família diz que ela nasceu em 24 de junho, mas só foi registrada dias depois, no dia 4 de julho de 1.907. 

Para celebrar a vida da vovó centenária, os parentes se reuniram para fazer uma festa de aniversário. O que não faltou foi emoção. “Eu não separo dela hora nenhuma, de jeito nenhum. Todo tempo juntas. Para mim, a maior riqueza é ela”, diz uma das filhas, Maria José Pereira Cabral.
A vida da dona Francisca, mais conhecida como Dona Moça, não é só festa. Ela passa a maior parte do dia cuidando das plantas que ela tem em casa e varrendo a calçada. Vitalidade de sobra. Só senta para contar histórias. Ela é de Icó, no Ceará, e chegou ao Tocantins quando o estado ainda fazia parte do território goiano. "Aqui só era mato. Cheguei com os meus filhos e o marido".

Mas qual é o segredo de viver tanto tempo? A médica especialista em saúde na terceira idade, Érica Cantão, disse que uma boa alimentação é essencial para viver bem. "Se uma pessoa tem uma má alimentação, se não tem uma boa imunidade, as doenças já começa a aparecer".