segunda-feira, 31 de julho de 2017

Lula define agenda no Nordeste durante reunião com líderes regionais



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne hoje à tarde, a sede nacional do PT, em São Paulo, com líderes e dirigentes regionais para definir a programação de sua caravana de 21 dias pelo Nordeste. O presidente estadual do partido, De Assis Diniz, e o deputado federal José Nobre Guimarães, líder da Minoria na Câmara, participam pelo Ceará, estando definido, até agora, apenas que a viagem começará pela Bahia, no próximo dia 17.

Lula diz que, posteriormente, também pretende ir ao Sul, ao Sudeste e ao Norte para ouvir a população. “Quero viajar o Brasil todo de ônibus e de ônibus, de carro, de trem, de barco para que a gente possa ter acesso ao povo”, declarou o petista à rádio Som Maior, de Santa Catarina, em entrevista na última sexta-feira. Segundo ele, será uma oportunidade de ver “a destruição” do que os governos do PT conseguiram construir nos últimos 13 anos consecutivos de gestão.

De acordo com o ex-presidente, uma das maiores experiências da sua vida pública foram as caravanas realizadas entre 1992 e 1993. Para ele, foram “as maiores aulas de sua vida sobre o Brasil”. Ele afirmou que a caravana acontece independentemente de candidatura. “O PT tem que decidir se eu sou candidato. Se eu não for, serei um bom cabo eleitoral. Nada vai me fazer esmorecer. Ninguém me fará baixar a cabeça nesse país”.

CampanhaLula considera ser vítima de uma ação de setores da imprensa e do Judiciário para que sua candidaturas à presidência da República no próximo ano seja inviabilizada. Nas pesquisas de opinião pública que têm sido realizadas, uma delas, inclusive, já depois da condenação pelo juiz Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão, o petista aparece à frente dos adversários. “Se eles não querem que eu seja candidato, essa não é a melhor forma. Eles precisam arrumar candidatos bons de outros partidos para ganhar de mim as eleições. Essa seria a coisa mais honesta e bonita para o Brasil. Quem não morreu de fome aos cinco anos não tem que ter medo de mais nada”, declarou à emissora.

No dia em que sua condenação foi tornada pública, Lula falou à militância e à direção do PT, dizendo-se disposto a participar do processo eleitoral. Para isso, porém, precisará que a turma do Tribunal Regional Federal (TRF) em Porto Alegre que julgará seu recurso acolha o pedido de anulação da sentença do juiz paranaense.

A viagem pelo Nordeste, que terá os dias de passagem pelo Ceará definido hoje, é parte fundamental da estratégia pré-eleitoral de Lula porque servirá ao fortalecimento junto ao eleitorado onde o seu nome aparece mais forte.