Leite doado é destinado aos bebês prematuros internados no Hospital Infantil Albert Sabin (Foto: Divulgação) |
O Banco de Leite do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), em Fortaleza, está precisando de doação de leite materno para atender os bebês prematuros internados na unidade de saúde. Atualmente, 36 bebês estão internados no Albert Sabin, 23 na ala de médio Risco, e outros 12 na UTI Neonatal.
"São bebês pós-cirúrgicos, asfixiados, prematuros. Aliás o número de prematuros tem aumentado muito nos últimos meses. Bebês com menos de um quilo, que demoram mais tempo para ganhar peso. As doações faz com que se reduza o tempo de internação e o risco de infecção", afirma o médico Fernando Benevides, responsável pela Unidade de Médio Risco do Albert Sabin. As informações são do G1 Ceará.
Banco de leite
O Banco de Leite Humano do Hospital Infantil Albert Sabin atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. Além da captação do leite, a equipe multidisciplinar do Banco de Leite do Hias, formada por pediatra, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, nutricionista e farmacêutico, é treinada e capacitada para executar atividades de atendimento às mães com dificuldades para amamentar.
Através da ligação gratuita para o 0800-280-4169, as mães interessadas em doar recebem orientações sobre a retirada do leite e os cuidados com o acondicionamento. A coleta do leite doado é feita gratuitamente em domicílio. Segundo a coordenadora do Banco, a pediatra Erandy Souza, a doação de leite materno tem salvado vidas ao longo dos 12 anos do banco de leite do hospital.
"Na amamentação, os bebês recebem os anticorpos da mãe para proteção contra infecções. O leite materno diminui ainda alergias, obesidade e está relacionado ao desenvolvimento da inteligência do bebê. Considerando que nossos bebês são graves, não há dúvidas de que muitas vidas foram salvas pela generosidade de nossas doadoras. Doar é um ato de amor", enfatiza Erandy.
Cuidados com o leite doado
Para estocar, podem ser utilizados vidros de café solúvel esterilizados. O leite deve ser conservado no congelador por até 10 dias e caso seja descongelado, não pode ser congelado novamente. O leite doado, quando chega ao hospital, passa por um rigoroso processo de pasteurização, só então é liberado para o consumo dos bebês.