Da esquerda para a direita: Lígia, Orisvaldo, Ivna, João Victor, Celso (Foto: divulgação) |
Os cinco estudantes que ficaram nas primeiras classificações do Brasil para Olimpíada Internacional de Química, que acontece em julho, na Tailândia, e em outubro, no Peru, são do Ceará. Alunos dos colégios Master, Ari de Sá e Farias Brito, os estudantes estão participando de reforço com aula de laboratório de química na Universidade de Campinas, São Paulo, desde a última segunda, 26, como preparação para a disputa.
Três dos estudantes são alunos ainda do 2o ano: João Victor Moreria Pimentel, 15, Ivina de Lima Ferreira Gomes, 15, e Orisvaldo Salviano Neto, 16. Por isso, terão a oportunidade de concorrer mais uma vez no próximo ano. “Representa muito pra mim porque ainda estou no segundo ano e não é muito comum. Chegar até aqui já é uma conquista”, conta Orisvaldo, aluno que ficou em 5o lugar e, por isso, e é suplente na olimpíada.
Além deles, também foram classificados Celso Renan Barbosa Soares Lima, 17, e Lígia Oliveira Toscano de Melo, 17. O curso inclui aulas práticas em laboratórios de química e é gratuito, oferecido pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química, organizado pela Associação Brasileira de Química (ABQ).
Fonte O Povo