Ao som de cânticos em louvor ao padroeiro, os fiéis percorreram as principais ruas e avenidas do centro histórico de Barbalha ( Fotos: André Costa ) |
Barbalha. Dona Iracema Oliveira, 71, há mais de três décadas participa fervorosamente dos festejos alusivos a Santo Antônio, padroeiro deste Município, localizado na região do Cariri cearense. A avançada idade não supera sua fé, que a dá forças para participar anualmente da tradicional procissão que marca o encerramento dos festejos, iniciados em 28 de maio, com o cortejo do Pau da Bandeira, seguido por seu hasteamento. Assim como dona Iracema, outras 20 mil pessoas participaram da procissão do Santo casamenteiro, segundo a Paróquia.
Ao som de cânticos em louvor ao padroeiro, os fiéis percorreram as principais ruas e avenidas do centro histórico de Barbalha, animados, também, pela banda de música da cidade. O momento sagrado, com duração de quase três horas, até a chegada à Paróquia de Santo Antônio, emocionou os católicos, responsáveis pela manutenção da festa, realizada pela 307ª vez.
"Se tenho saúde para acompanhar esses três quilômetros de caminhada, é porque Deus e Santo Antônio me deram. Rezo todos os dias a ele, para que possa continuar me dando forças", disse dona Iracema.
A também aposentada, Maria Ivani Nogueira do Nascimento, 77, não goza da mesma saúde de Iracema. Há dois anos, dona Vani, como é conhecida, passou a precisar da cadeira de rodas devido a uma enfermidade. Apesar da limitação física, ela não abre mão de acompanhar a procissão, ao lado do esposo e dos filhos mais velhos. "Desde muito nova acompanho a procissão de Santo Antônio e não seria uma cadeira de rodas que me impediria de seguir acompanhando até meus últimos dias de vida", relatou, emocionada.
As lágrimas que caem de seus olhos ao ver o andor com a imagem do Santo padroeiro e uma réplica de Nossa Senhora Aparecida, dona Vani não conseguiu conter. Com as mãos erguidas ao céu, entrelaçadas por um terço, ela fez uma oração silenciosa. "Estou pedindo que ele interceda por meu filho", disse. Segundo conta, sempre que pede ao Santo alguma graça, ele a concede. "Sou devota e tenho muita fé. Já alcancei várias graças e agora estou aqui pedindo outra", acrescentou.
Fonte Diário do Nordeste