Secretário de Saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira, explicou sobre a parceria com o rotary para funcionamento da unidade |
Estrutura deteriorada, equipamentos danificados em estado de abandono. Foi esse o cenário encontrado na Academia da Saúde situada no cruzamento das ruas Bevenuto Mendonça com José de Alencar.
Com o propósito de recuperar o espaço e cumprir com o objetivo de ser um local dotado de infraestrutura e de profissionais qualificados, fortalecendo as ações de promoção da saúde em articulação com programas e ações que primam o bem-estar, o Rotary Club de Iguatu adotou o local.
A parceria ocorre com a administração municipal por meio da Secretária de Saúde. O Rotary ficou encarregado de recuperar a estrutura física tornando ainda um lugar seguro. “O terreno onde foi instalada Academia de Saúde pertenceu ao Rotary, e incomodava passar por aqui e encontrar um local marginalizado, como alvo de vandalismo. Nossa ideia é transformar e colocar a serviço da população”, disse o presidente do Rotary, Tales Teixeira de Mendonça.
O secretário de Saúde de Iguatu, Marcelo Sobreira, mostrou a importância da parceria com o rotary para o funcionamento da unidade que estava abandonada. Outras seis Academias de Saúde foram construídas e nunca funcionaram.
No ambiente próximo à Academia de Saúde além de funcionar a estrutura da sede do clube de serviço e o Parque de Exposições da entidade, o espaço funcionará ainda uma Escola Sesc/Rotary, com início de construção programada para o segundo semestre. “Será um complexo de equipamentos que levará o nome do Rotary e que teremos a responsabilidade de zelar por eles com toda a dedicação”, disse Tales.
Já começou a reforma do prédio, com serviço de pintura, restauração de banheiros, vestiários e espaço coberto para alongamento e encontro de grupos. Os aparelhos assim como parte da reforma serão custeados pelo Rotary. “Os equipamentos para exercícios específicos já compramos e serão instalados em breve, e estamos fixando a estrutura que cercará toda área para maior segurança e comodidade aos usuários”, afirmou Tales.
A academia é um projeto do Ministério da Saúde, com as administrações municipais. A Prefeitura de Iguatu comprometeu-se cedendo profissionais de educação física, que terão como missão desenvolver projetos voltados na qualidade de vida. “A secretaria desenvolverá ações com os profissionais da Prefeitura e o Rotary além da reforma e da manutenção, também é pretensão nossa realizar algumas ações no local”, adiantou Tales.
A previsão é que julho o ambiente já esteja adequado a receber a população.
Fonte Diário do Nordeste