terça-feira, 25 de outubro de 2016

Solidariedade: Repórter corta cabelo para doar a mulheres com câncer

É preciso doar, pelo menos, 15 centímetros de cabelo (FOTO: Lôrrane Mendonça/Capuchino Press)


Para você, para mim, para a maioria das mulheres, o cabelo pode ter um grande significado. Mas, no fundo, todos sabemos que é pouca coisa. Torna-se algo incrível, de fato, quando chega nas mãos – ou na cabeça – de mulheres com câncer. São elas que conseguem transformar o pouco em muito.

Outubro é o mês para lembrarmos disso e delas, que guardarão na memória o que cada um fizer pela causa quase nada mencionada em outras datas.

Doar um pouco de nós é uma das boas ações que podemos praticar pelo menos no mês que faz referência à luta contra o câncer de mama. O calendário é recheado de atividades para o alerta do diagnóstico precoce.

Felizmente, as agendas dos salões que viabilizam a boa atitude também andam recheadas. Centenas de cearenses já doaram cabelos para a confecção de perucas destinadas às mulheres que fazem tratamento de quimioterapia. Um verdadeiro gesto de amor. Posso me orgulhar de ter sido uma delas.

Há um tempo queria tomar a atitude de mudar o visual fazendo o bem. Faltava coragem. Decidir não foi tão fácil, porque sempre tive os cabelos grandes, era minha marca registrada, me desapegar deles seria algo bem difícil.

Logo o receio deu lugar à vontade. Vontade que cresceu ao saber da oportunidade de escrever matéria sobre o assunto e estimular outras pessoas. Já tinha feito outras reportagens com a temática do câncer. Me colocava no lugar das entrevistadas e imaginava o quanto deve ser doloroso ser diagnosticada com a doença. Os longos meses de tratamento, a possível perda das mamas e a queda dos cabelos mexem com qualquer pessoa.

Meu cabelo estava intacto desde o fim de 2015. Outubro chegou e, com ele, a decisão foi tomada. “São só 15 centímetros. Eles podem fazer a diferença na vida de alguém“, pensei. Os fios doados serão transformados em lindas cabeleiras para diminuir a tristeza de quem perdeu os cabelos por causa do câncer. Poderia devolver o sorriso a uma mulher que o esqueceu no meio de uma verdadeira guerra…


 Leia a matéria completa AQUI