sábado, 22 de outubro de 2016

Diminui diferença entre Roberto Cláudio e Capitão Wagner no 2º turno, Segundo Datafolha

roberto-claudio-capitao-wagner-1-1

Faltando oito dias do 2º turno da eleição, uma nova rodada da pesquisa Datafolha mostra que a diferença entre Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (PR) diminuiu de 14 para nove pontos percentuais.

O atual prefeito de Fortaleza tem neste levantamento 45% das intenções de voto, contra 36% do segundo colocado. Os indecisos são 8%, e os eleitores que disseram votar em branco ou anular o voto são 12%.

Na divulgação por votos válidos, onde são excluídos indecisos e eleitores que declararam votar em brancos ou nulos, a diferença entre os candidatos foi reduzida de 18 para 12 pontos. Nesse balanço, que leva em consideração a maneira como a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado das eleições, Roberto Cláudio foi de 59% para 56%. Já Wagner passou de 41% para 44%.

De acordo com esta nova rodada do Datafolha, os candidatos Roberto Cláudio e Capitão Wagner estão empatados em quatro das seis regionais de Fortaleza. O prefeito e o militar tem desempenho igual no eleitorado nas áreas das Secretarias Executivas Regionais (SERs) I, III, IV e V. O atual prefeito de Fortaleza leva vantagem nas Regionais II e VI.

A pesquisa foi realizada entre a última quinta-feira (20) e a sexta-feira (21), e ouviu 864 eleitores de Fortaleza. O levantamento capta, portanto, acirramento da campanha registrado na última semana, com ataques e troca de acusações entre candidatos.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e a taxa de confiança é de 95%. Isso significa que, se fossem feitos 100 levantamentos nessa metodologia, os resultados seriam os mesmos em 95 deles. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-08669/2016.

Críticas e acusações

A divulgação da pesquisa acontece após a campanha do Capitão Wagner subir o tom nas críticas ao adversário no horário eleitoral. A mudança na estratégia de ataque ao prefeito de Fortaleza começou com a veiculação da propaganda eleitoral no rádio e na TV na qual Wagner acusa Roberto Cláudio de “mentir” sobre a construção de um depósito de medicamentos da Prefeitura de Fortaleza.

O candidato do PR diz que o depósito pertence ao Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) – organização social que administra os equipamentos e a logística da saúde em diversos municípios -, e não à Prefeitura, como segundo o candidato do PR, sugere a propaganda do atual prefeito.

Em resposta, Roberto Cláudio divulgou nas redes sociais e em seus programas eleitorais na TV e no rádio uma resposta criticando a ação do adversário como “ataques grosseiros, calúnias, mentiras e falsidades”. O prefeito lamentou ainda que usem dessa forma o horário eleitoral gratuito, criado para que o eleitor possa conhecer os candidatos e avaliar suas propostas”, rebateu o atual prefeito.




Fonte Tribuna do Ceará