sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Em Pernambuco, Empresário é detido no Aeroporto do Recife com 56 Iphones na mala

Iphones seriam revendidos em João Pessoa, na loja do empresário (Foto: PF/Divulgação)


Um empresário de 29 anos, natural de João Pessoa, na Paraíba, foi detido na tarde de quinta-feira (29), no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife, após tentar desembarcar com 56 smartphones (Iphones 7) sem o recolhimento de impostos, avaliados em aproximadamente R$ 149 mil. A detenção ocorreu durante triagem de rotina, após agentes federais localizarem os aparelhos em sacos plásticos na bagagem, utilizando um aparelho de raio-X.

Em depoimento, segundo a Polícia Federal, o acusado informou que possui uma loja de produtos eletrônicos em João Pessoa e que adquiriu os produtos em Miami, nos Estados Unidos.

Disse que ao desembarcar não procurou a Receita Federal para recolher os impostos devidos e que os celulares seriam guardados em sua residência, para depois serem revendidos a clientes. A compra foi feita com dinheiro e com cartão de crédito. O paraibano também afirmou que esta foi a primeira vez que viajou aos Estados Unidos com o objetivo de comprar a mercadoria.

O material retido pela Receita Federal através de um Termo de Retenção de Bens (TRB). O rapaz foi conduzido à sede da Polícia Federal e autuado por descaminho - deixar de recolher o imposto devido quando da entrada no país e ocultar em proveito próprio, no exercício de atividade comercial mercadoria de procedência estrangeira. Caso seja condenado poderá pegar pena que varia de 1 a 4 anos de reclusão. Por ser um crime afiançável, o empresário pagou fiança de R$ 5 mil e foi liberado. 

Esta é a 5ª apreensão de drogas e mercadorias realizada no Aeroporto Internacional do Recife em 2016. Até o momento, cinco pessoas presas (quatro homens e uma mulher). Também foram apreendidos 13 Kg de haxixe, 5,5Kg de cocaína e 56 aparelhos celulares sem recolhimento de imposto. Em 2015, houve apenas uma apreensão de drogas no aeroporto, com duas pessoas presas (duas mulheres), que carregavam 10,6 Kg de cocaína.




Fonte G1 Pernambuco