terça-feira, 28 de junho de 2016

Universidade de Quixadá terá primeiro curso de jornalismo da região central


Quixadá. Quem atua no campo da comunicação na região do Sertão Central, certamente já teve algum desejo de expandir os conhecimentos. Agora, o Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) vai tornar este desejo uma realidade com a chegada do curso de jornalismo neste Município, sendo também o primeiro da região. O vestibular para a primeira turma ocorre no próximo dia 24 de julho. As inscrições já podem ser feitas através do site.

Serão 50 vagas ofertadas em uma turma noturna. De acordo com o reitor da Unicatólica, Manoel Messias de Sousa, o curso era um sonho do Centro, que via o mercado crescer na região. “Percebemos que as pessoas que trabalham com comunicação tinham interesse e tínhamos essa demanda, então, as expectativas são as melhores possíveis”, declarou.

Devido ao seu crescimento em áreas como economia, expansão habitacional e turismo, Quixadá tem se tornado um grande polo de produção de fatos que, julgados a partir dos critérios de noticiabilidade jornalística, trazem em sí um grande potencial em torná-los notícia. Prova disso, são os inúmeros sites e blogs da cidade, além de rádios dos demais municípios que sempre trazem informações da região central. “Queremos expandir este mercado e profissionalizar essas pessoas que atuam de forma autodidata no ramo”, disse o reitor.

Após anos estudando a viabilidade de instaurar o curso, em 2014 um projeto foi feito e encaminhado para o Ministério da Educação. “Como éramos Faculdade, tínhamos que esperar a aprovação do Conselho. Agora que mudamos nosso status para Centro Universitário, temos a autonomia de criar o curso, o que fez agilizar esse processo”, disse Manoel Messias.

Os professores já estão sendo contratados. As salas já foram reformadas e estruturadas com equipamentos de fotografia, rádio e televisão para as disciplinas que serão ofertadas. As inscrições para o vestibular podem ser feitas através do site da Unicatólica, onde o regulamento também poderá ser consultado.




Fonte Diário do Nordeste