Quixadá. O estudante Renato Isaías Bastos, 23 anos, permanece internado no Hospital e Maternidade Jesus Maria e José (HMJMJ) , neste Município do Sertão Central. O estudante de engenharia ambiental do Instituto Federal do Ceará (IFCE) do campus de Quixadá foi baleado com três tiros na noite da última terça-feira (28) durante um roubo seguido de uma tentativa de homicídio.
De acordo acordo com informações da unidade o estado de saúde de Renato é estável. Boletim médico divulgado na manhã desta quinta informou que a recuperação segue de forma lenta. O estudante está consciente e permanece internado na enfermaria do hospital.
Renato ainda respira com a ajuda de oxigênio e faz uso de dreno toráxico. Ele passou por uma intervenção cirúrgica logo que chegou ao hospital. O procedimento constatou que as balas perfuraram os dois pulmões. Um dos projéteis o atingiu no braço e ainda está alojado no local. Não há informações de quando o jovem terá alta.
Doação
Amigos da vítima fazem uma corrente através de aplicativos de conversa instantânea para mobilizar doadores de sangue. A campanha de colegas de Renato visa repor o estoque de bolsas de sangue do Hemoce de Quixadá. O HMJMJ afirmou que, no momento, o estudante não necessita de transfusão.
Cobrança por segurança
Colegas de curso do jovem ainda estão impressionados com o fato e chamam a atenção das autoridades para a questão da insegurança. “Nos últimos 15 anos houve um aumento populacional na cidade, mas esse crescimento foi quantitativo e não qualitativo. A cidade abriga estudante de diversos pontos do Estado e do País, eles são a mola mestre da cidade e merecem mais segurança e respeito”, disse Paulo Neto, estudante do IFCE de Quixadá. “Tem que ter maior efetivo, chegar mais reforços, inclusive os que foram prometidos pelo Governo do Estado”, afirmou.
Fonte Diário do Nordeste
Fonte Diário do Nordeste