quarta-feira, 29 de junho de 2016

Confira as respostas para as principais dúvidas sobre o abono do PIS



Está acabando o prazo para sacar o abono do PIS (Programa de Integração Social) e muitos trabalhadores ainda têm dúvidas sobre as regras do benefício — restam esta quarta-feira (29) e a quinta-feira (30) para ir até o banco e pegar a grana.

Confira as respostas da Caixa Econômica Federal para as perguntas mais frequentes.

O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal, de acordo com o mês de aniversário do favorecido. O primeiro lote começou a ser pago no dia 22 julho do ano passado, para quem nasceu no mês de julho.

O prazo final para todos os trabalhadores é o dia 30 de junho. Ao todo, cerca de 23 milhões de trabalhadores têm direito ao crédito que é igual a um salário mínimo.

Quem pode sacar o abono do PIS?

Trabalhadores cadastrados no PIS há pelo menos cinco anos e que, em 2014, teve remuneração média de R$ 1.448. Também precisa ter trabalhado por, no mínimo 30 dias, consecutivos ou não, em 2014.

Qual é o valor do abono? Tem juros ou correção para quem saca no final do prazo?

O abonos é de um salário mínimo vigente na data do saque. O valor não é corrigido e não tem aplicação de juros.

Se o trabalhador morreu, a viúva pode sacar o abono?

No caso de falecimento do titular beneficiário do Abono Salarial, o pagamento ocorre por meio de Alvará Judicial, no qual deverá constar a identificação completa do representante legal e o ano-base do abono (2014).

Sou empregada doméstica com o registro regulamentado em agosto. Tenho direito ao PIS?

Não, porque empregados domésticos não têm direito ao abono do PIS. Do mesmo modo, trabalhadores urbanos ou rurais vinculados a empregador pessoa física também não têm. A Caixa também não paga o abono do PIS para diretores ou executivos sem vínculo empregatíciom mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS.

O Abono Salarial e os rendimentos do PIS ficam disponíveis para saque o ano inteiro?


Não. O abono salarial é pago em períodos pré-determinados. O prazo final para sacar é o dia 30 de junho.
O que acontece se eu não receber meu Abono Salarial?

Caso você não saque o Abono Salarial dentro do calendário anual de pagamentos, o valor é devolvido ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). O dinheiro será usado nos programas sociais do governo para geração de empregos.

​Como receber o abono com o Cartão do Cidadão?

Com o Cartão do Cidadão e senha cadastrada, é possível receber o valor do Abono ou dos Rendimentos nos terminais de autoatendimento da Caixa; nas Lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui.

​Como receber o abono sem o Cartão do Cidadão?

Caso você não tenha o Cartão do Cidadão, o abono pode ser recebido em qualquer agência da Caixa mediante apresentação de um documento de identificação.

​Quais são os documentos válidos para identificação do trabalhador sem o Cartão do Cidadão?

A Caixa aceito com comprovante de identificação qualquer um desses documentos: a carteira de identidade, a habilitação, carteira de identidade de estrangeiro, passaporte ou a carteira de trabalho.

​Tenho conta na Caixa, posso optar pelo crédito em conta?

Sim. A Caixa pode antecipar o pagamento do benefício por meio do crédito direto em conta individual, com movimentação, mantida na Caixa. Pode ser conta-corrente, poupança ou conta Caixa Fácil.

O crédito pode ser feito direto no contracheque?

há a disponibilização do crédito diretamente no contracheque daqueles trabalhadores cujos empregadores firmaram o convênio Caixa PIS-Empresa.




Fonte R7