quarta-feira, 4 de maio de 2016

Insegurança em Catarina: prefeito e presidente da Câmara vão solicitar audiência com o secretário de Segurança do Estado

Centro comercial de Catarina, Bairro Três Poderes
Foto - Diomar Araújo / Blog do Diomar Araujo
O município de Catarina, na região dos Inhamuns a 398 km de Fortaleza, tem sido palco da violência. Em apenas um mês, dois homicídios foram registrados tendo como vitimas o vereador Antonio Chagas de Oliveira (Valmir do Monte Alegre), fato ocorrido no dia 13 de abril, em uma praça desta cidade. o vereador foi executado com três tiros. No dia 15 do mesmo mês, o sindicalista Sebasto Cosmo de Oliveira, 80 anos de idade,  foi brutalmente executado na porta de sua residência, na Rua Cosmo Siqueira, com vários tiros de pistola, quando tentava defender seu neto, Mauro Cosmo, 32 anos, que também foi atingido por vários disparos efetuados por dois homens em uma moto.  Mauro Cosmo foi socorrido ao hospital local, e passa bem. Seu avô, não teve a mesma sorte.

Na manhã desta terça-feira, dia 3, por volta das 11h, da manhã, dois elementos em uma moto, Bros, cor preta, sem placa, assaltaram a agência dos Correios de Catarina, levaram uma certa quantia em dinheiro e aparelhos celular dos clientes. Já nesta quarta-feira, dia 4, as 11h30, dois elementos de moto chegaram na loja Moveletro que fica no centro comercial de Catarina, renderam funcionários e anunciaram o  assalto. A Policia Militar local foi acionada, saiu em perseguição aos elementos, momento e que a dupla abandonou a moto às margens da Rodovia Silvestre Martins Chaves, trecho da CE-277 saída para Arneiroz. Os assaltantes se embrenharam no mato e a moto utilizada no assalto foi apreendida.
Presidente da Câmara Municipal de Catarina, vereador João da Ematerce e Rafael Paes de Andrade, prefeito de Catarina.
Foro - Sérgio Gonçalves - ASCOM da Câmara

Devido a esses acontecimentos, o prefeito de Catarina, Rafael Paes de Andrade e o presidente da Câmara Municipal de Catarina, vereador João da Ematerce, estarão indo na próxima semana falar pessoalmente com os deputados estaduais Danniel Oliveira (PMDB) e Audic Mota (PMDB),  para que juntos possam ir até o gabinete do secretário de Segurança Público do Estado do Ceará, Delci Teixeira,  solicitar aumento no efetivo policial de Catarina. Atualmente 11 militares atuam na segurança pública desta cidade, divididos em turnos com três policiais. Sob comando do sargento Vidal. Quando a uma ocorrência policial na cidade, os militares tem que se deslocar para a 14ª Delegacia de Policia Civil de Tauá, a 65 km da cidade de Catarina. Em virtude do deslocamento dos policiais o destacamento por muitas vezes fica fechado e a cidade sem segurança. Uma vez por semana um escrivão da Polícia Civil atende no posto montado e mantido pela Prefeitura de Catarina.

No próximo dia 13, às 10h, da manhã, haverá uma manifestação pelas ruas da cidade, com faixas e cartazes pedindo paz. Depois de percorrerem as principais ruas, a manifestação terá como ponto final, a Câmara Municipal de Catarina, ocasião em que serão recebidos pelos vereadores que vão debater sobre o tema. 





Fonte Blog do Diomar Araújo