sexta-feira, 29 de abril de 2016

Temperatura está 1º C acima da média de abril no Ceará

Juazeiro do Norte. A onda de calor no Estado segue crescente. Após março registrar temperaturas máximas 2º graus Celsius acima da média, este mês já está 1ºC mais quente, se comparado com a média dos últimos 30 anos, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A sensação desagradável de calor deve-se não apenas às altas temperaturas, mas à redução, em geral, da velocidade dos ventos que retiram calor da nossa pele, fenômeno comum nesta época do ano, conforme explicou o meteorologista da Funceme, Davi Ferran. O especialista acrescenta que, "aliado a isso, tem-se, ainda, umidade do ar elevada, que dificulta a transpiração".

Ainda segundo Ferran, o principal evento que tem provocado o forte calor é atuação do fenômeno El Niño, que faz com que as temperaturas fiquem mais quentes do que o normal, não só no Ceará, mas em todo o Nordeste. "Outros fatores também contribuem, como o aquecimento global, com o aumento do CO2, que aumenta gradativamente o efeito estufa na Terra, e a falta de chuvas mais regulares".

Se estivesse chovendo mais regularmente, diz Davi, as temperaturas no período noturno, por exemplo, poderiam cair alguns graus abaixo do que está se verificando atualmente, diminuindo, assim, a sensação térmica elevada. Em março, as chuvas ficaram 35% abaixo da média histórica, segundo a Funceme. De acordo com o órgão, o cenário para os próximas meses é o mesmo: forte calor.


Leia a Matéria Completa Aqui





Fonte Diário do Nordeste