Foto de Honório Barbosa |
O município de Iguatu volta a enfrentar veranico neste mês de abril de 2016. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas em abril estão 64% abaixo da média para o período que é de 206mm.
A Funceme registrou até ontem, em Iguatu, 74mm, neste mês de abril.
A preocupação é com o açude Trussu, que abastece Iguatu e Acopiara. O reservatório acumula apenas 21,7%.
Desde 1950, que o Ceará não enfrentava um período tão longo de chuvas abaixo da média histórica. Já são cinco anos seguidos, se persistir o atual quadro. Nesses últimos dois dias não houve registro de precipitações no Ceará. E a tendência é exatamente essa: ocorrer uma redução na quantidade pluviométrica. O cenário é desolador e decorre do fenômeno El Niño, já previsto pelos institutos meteorológicos do Brasil e de outros países.
O meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), David Ferran, observa que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema de chuva no Ceará durante a quadra invernosa (fevereiro a maio) está afastada em direção ao Hemisfério Norte e ao mesmo tempo ocorre a formação de um centro de alta pressão decorrente do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) que inibe a formação de nuvens.
Fonte Diário do Nordeste