
As tarifas de energia elétrica apresentarão uma redução a partir de sexta-feira (1). Começa a vigorar hoje, a bandeira tarifária verde, que indica que o custo para produzir energia está menor. O Ministério de Minas e Energia acredita que a redução média na fatura pode ficar entre 6% e 7%.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o aumento de chuva deste ano melhorou o volume dos reservatórios das hidrelétricas e além disto, aliado à redução da demanda e à inclusão de novas usinas no sistema, foi possível fazer o desligamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais alto.
A cor da bandeira indica o custo da energia naquele período. O sistema foi implantado em janeiro do ano passado e até fevereiro deste ano, ficou na cor vermelha. Mês passado foi para amarelo e agora está na cor verde.
Fonte CNEWS