quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Feriadão de carnaval com sete homicídios e um total de 14 mortes violentas em nove cidades do Cariri

“Bida” foi morto a tiros em Crato e “Zé de Assunção” em Caririaçu (Foto: Cicero Valério/Agencia Miséria)


O Carnaval de 2016 na região do Cariri terminou com um saldo de 14 mortes violentas ou uma redução de 39% em relação às 23 mortes do ano passado. Em 2015 foram 14 homicídios, seis mortes no trânsito, além de um suicídio, uma vítima de queda e outra de um tiro acidental, sendo oito homicídios em Juazeiro, cinco mortes em Várzea Alegre (trânsito), dois homicídios em Brejo Santo, duas mortes em Barbalha (queda e homicídio), duas em Missão Velha (homicídio e tiro acidental) e mais um homicídio em Milagres, outro em Campos Sales, um suicídio em Jardim e uma morte no trânsito em Mauriti.

Já este ano foram sete homicídios, dois suicídios, duas mortes no trânsito, uma queda, uma mulher que morreu engasgada e um caso de afogamento. Os corpos de Juazeiro (dois homicídios e um suicídio); Crato (dois homicídios e um afogamento); Caririaçu (homicídio e queda); Antonina do Norte (suicídio); Nova Olinda (acidente); Assaré (homicídio); Várzea Alegre (homicídio); Barbalha (mulher engasgada) e Jardim (acidente). Foi uma morte na sexta, duas no sábado, sete no domingo, três na segunda e uma na terça.

Por volta das 22h30min desta sexta-feira o ex-presidiário Antonio Ivan Beckan de Oliveira, de 25 anos, que residia na Rua José Duca, 125 no centro de Antonina do Norte, praticou o suicídio. Ele era conhecido como “Júnior Beca” e disparou contra sua cabeça, sendo ainda levado ao hospital local, mas faleceu antes de receber atendimento. A polícia esteve na casa do mesmo e apreendeu o revólver calibre 38 com quatro cartuchos intactos e um deflagrado.

Às 15h30min de sábado, na CE-292 no Sítio Triunfo em Nova Olinda, o agricultor Antônio Marcos Raimundo da Silva, de 28 anos, que residia na Vila Tabocas, morreu em acidente. Ele pilotava sua moto Honda Bros vermelha que foi abalroada por um Sandero de cor prata da Prefeitura de Nova Olinda e dirigido pelo secretário de transportes, Francisco José Amorim Fernandes, o “Tico Amorim”, de 55 anos, que não foi localizado. Na garupa da moto estavam Camila Santana Soares, de 13, que teve o braço amputado, e Simara Xavier de Macedo, de 14 anos, a qual fraturou uma perna. As duas moram na Rua São João (Bairro Vila Alta) em Nova Olinda e foram trazidas ao Hospital Regional do Cariri.

Já por volta das 22 horas ainda de sábado morreu em um dos leitos do Hospital Regional do Cariri (HRC) em Juazeiro a aposentada Sinobre Severino de Sales, de 75 anos, que morava em Caririacu. Há quase um mês, ela sofreu uma queda em sua residência e terminou socorrida ao hospital juazeirense com suspeita de traumatismo craniano, mas faleceu.

Aos 45 minutos da madrugada de domingo, na Rua Coronel Francisco Filgueira Cruz (Timbaúbas), Eduardo Alves da Silva, de 34 anos, que residia na Rua José Luiz Siebra, 99 naquele bairro, foi morto à facadas por dois homens identificados apenas por “Fernando” e “Pequeno” que fugiram. Ele respondia processos por roubo, desacato e resistência após flagrante no último dia 22 de setembro na Rua João Paulo I (Timbaúbas). Ele e Leonardo Nascimento Sousa, de 23 anos, tinham roubado o celular de um jovem de 20 anos no cruzamento das Avenidas Virgílio Távora e Humberto Bezerra.

Quinze minutos depois, no cruzamento das ruas do Rosário e São Marcos (Salesianos) em Juazeiro, Valdizelia Guedes Bezerra, de 36 anos, a “Galega” que residia na Rua Pio X naquele bairro, foi morta a tiros. Ela estava indo para sua casa quando foi surpreendida com os disparos quase no mesmo local onde seu companheiro José Gomes de Lima, de 52 anos, o “Bilega Eletricista”, foi morto a tiros de pistola no último dia 22 de outubro.

Por volta de 12h30min, na estrada vicinal de acesso ao Sítio Serra de Santana em Assaré, o jovem Manoel Alves Pereira, de 19 anos, o “Neguim de Cajuí” que residia naquele município, foi executado a tiros. Ele pilotava sua moto e caiu da mesma após ser alvejado com dois disparos nas costas e no rosto por dois homens usando capacetes que se aproximaram noutra moto. No local, policiais ouviram comentários que apontam para uma suposta desavença entre famílias, porém o caso ainda será investigado.

Uma hora depois, ainda no domingo, uma mulher morreu engasgada enquanto se alimentava em sua residência no Sítio Cabeceiras na zona rural de Barbalha. A aposentada Rosa Ana dos Santos completaria 92 anos nesta Quarta-feira de Cinzas e ainda foi socorrida a um dos hospitais barbalhense, mas já chegou sem vida.

Às 18h30min houve um caso de afogamento no Balneario da Nascente em Crato. Marcelo Carvalho Martins, de 29 anos, o “Marcos da Rffsa” que residia na Rua Fernando Arrais Feitosa, 56 no bairro Seminário já foi retirado sem vida da piscina. Uma hora e meia depois, na Rua Flaviano Eurico na localidade denominada Vila Nova no bairro Aeroporto em Juazeiro, Antonio Germano Alves dos Santos, de 34 anos, praticou o suicídio por meio de enforcamento.

Já às 21h30min a polícia de Várzea Alegre foi avisada sobre um jovem com um revólver perto do mercado o qual terminou localizado na Rua Doutor Leandro. Ítalo Ivo Pereira de Oliveira, de 18 anos, que residia na Travessa Maria das Virgens (Riachinho) teria desobedecido e reagido contra PMs que pretendiam fazer buscas. Segundo a polícia, o mesmo sacou um revólver calibre 32 que estava com seis cartuchos intactos momento em que o Soldado Vieira efetuou um disparo. O SAMU foi acionado e a ambulância estava socorrendo o rapaz ao Hospital Regional do Cariri em Juazeiro quando este morreu.

Às 14 horas de segunda-feira a polícia de Jardim foi avisada sobre o achado de um cadáver ao lado de uma moto Honda CG 125 Fan de cor preta numa ribanceira às margens da CE-060 perto da divisa entre Cedro (PE) e o Ceará. Alexsandro João de Carvalho, de 22 anos, residia no Sítio Barro Branco em Cedro (PE), e foi visto por um agricultor que seguia para sua roça. Tudo indica que o acidente ocorreu pela madrugada quando, provavelmente, o piloto perdeu o equilíbrio da moto e desceu o despenhadeiro.

No mesmo horário, porém no Mutirão em Crato, Esmeraldo Gomes da Silva, de 29 anos, o “Ninim de Esmeraldo”, que residia na Rua Valter Justo naquele bairro, foi morto a tiros por dois homens que se aproximaram numa moto Honda Fan de cor preta. Ele ainda terminou socorrido ao Hospital São Francisco, mas faleceu. “Ninim” respondia por crimes de violência doméstica contra Gracilene Gomes Clementino registrado no dia 27 de junho de 2013 e Maraína Alves Bernardo no dia 13 de abril de 2014 em Crato.

Meia hora depois, na Rua Lavras da Mangabeira (Bairro Seminário) também em Crato, foi morto a tiros Ismael Rodrigues de Souza, de 25 anos, o “Bida” que residia naquela rua. Segundo a polícia, ele respondia por crimes de porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas, furtos, roubos e homicídios. No último dia 28 de abril, no cruzamento das ruas Contorno Norte e Lavras da Mangabeira (Seminário), ele e um comparsa apelidado por “Bolacha” teriam matado a tiros Robério Gomes da Silva, de 25 anos, o “Nego Bero”.

Finalmente, à 15h30min desta terça-feira, na Avenida Cachimbão (Bairro Pernambuquinho) em Caririaçu, José Ferreira de Lima, de 17 anos, o “Zé de Assunção”, foi morto a tiros. Segundo a polícia, ele respondia por roubos e furtos e o autor seria Pedro Ricardo Araújo Vital, de 20 anos, que se aproximou numa moto Honda Biz de cor rosa e já foi atirando quando fugiu por um matagal após abandonar o veículo. A vítima retornou há três dias de Nova Serrana (MG) mesmo contra vontade da família por conta das inimizades.
Fonte Site Miséria