sábado, 13 de fevereiro de 2016

Famílias farão manifestação em Fortaleza para pedir a liberação da “pílula do câncer”


Cerca de 50 pessoas da Associação das Famílias dos Portadores de Câncer farão uma manifestação na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, neste sábado (13), a partir das 10h, em busca da liberação do medicamento fosfoetanolamina, também conhecido como a “pílula do câncer”.

A intenção das famílias que sofrem com parentes que têm essa enfermidade é conseguir assinaturas para um abaixo assinado e enviar ao Secretária de Saúde do Estado e posteriormente ao Ministério da Saúde.

Segundo um dos organizadores do movimento, o funcionário público Rubens Costa, eles estão tentando sensibilizar as autoridades através das redes sociais e agora vão às ruas para que essa liberação seja aprovada. Ainda de acordo com Rubens, com a determinação da Justiça o medicamento é liberado para quem está em tratamento contra a doença.

Contudo, a comprovação da eficácia do remédio é controversa. De acordo com o Instituto de Química de São Carlos “A legislação federal (lei no 6.360, de 23/09/1976 e regulamentações) sobre drogas com a finalidade medicamentosa ou sanitária, medicamentos, insumos farmacêuticos e seus correlatos, foi editada em junho de 2014 a Portaria IQSC 1389/2014, que determina que tais tipos de substâncias só poderão ser produzidas e distribuídas pelos pesquisadores do IQSC mediante a prévia apresentação das devidas licenças e registros expedidos pelos órgãos competentes determinados na legislação (Ministério da Saúde e ANVISA)”, informa o site da instituição. 
Fonte Tribuna do Ceará