segunda-feira, 23 de março de 2015

Chuvas de março ainda podem superar a média normal

quixada
Em Quixadá, a chuva alagou várias vias da cidade
FOTO: ALEX PIMENTEL
esperança do sertanejo de que um inverno pelo menos perto da média, apesar dasprevisões contrárias, aumentou após as chuvas dos três últimos dias. Até a última terça-feira, o mês de março apresentava uma defasagem de 55% de chuvas em relação à média normal. Com as precipitações caídas no último final de semana e no início desta segunda-feira, esse percentual caiu bastante. O boletim atualizado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) às 10 horas aponta precipitações em 155 municípios do Estado. Alem de abranger todas as regiões do Ceará, aschuvas são intensas.

média considerada normal para março é de 206,2 milímetros. O acumulado até as sete horas desta segunda-feira é de 147,6 mm. Para se ter uma ideia, na última terça-feira era de apenas 92,1 mm. O desvio que era de 55,4% caiu para 28,4%, faltando nove dias, inclusive das sete horas até o final do dia de hoje, para acabar o mês. Vale salientar que janeiro ficou bem abaixo da média, com 28,4 mm, quando o normal é 98,7 mm. O desvio foi de -71,2%. Já fevereiro apresentou uma melhora. Tivemos 98,8 mm. O normal para o segundo mês do ano é 97,8%. O desvio negativo foi de 23%.

Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi onde mais choveu das sete horas do último domingo até as sete horas desta segunda-feira, 135,2. Campos Sales registrou 120.2 mm. A Funceme explica as precipitações pelo fato de se "observar nuvens sobre o norte do Ceará. Essa nebulosidade está associada a áreas de instabilidade que se formam em virtude da atuação do sistema atmosférico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT)".
Previsão
Segundo a Funceme, no dia de hoje, "áreas de instabilidade atmosférica continuam atuando sobre o setor norte do Nordeste (NE) brasileiro. Por isso, ao longo do dia, todas as regiões cearenses ficarão com nebulosidade variável e com chuvas".  Para amanhã, "o Ceará deverá permanecer sob a influência de áreas de instabilidade atmosférica que devem deixar o céu com nebulosidade variável e com chuvas em todas as regiões cearenses no decorrer do dia". Já para esta quarta-feira, "teremos nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do estado ao longo do dia".


Abaixo, confira lista com as 10 maiores chuvas por Municípios no dia:

Caucaia: 135.2 mm

Campos Sales: 120.0 mm

Banabuiú: 112.5 mm

Redenção: 111.0 mm

Iracema: 109.0 mm

Aiuaba: 106.4 mm

Quixeramobim: 96.0 mm

Fortaleza: 93.0 mm

Horizonte: 90.0 mm

Salitre: 87.0 mm

Fonte Diário Do Nordeste