quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Chuvas continuam no Interior do Ceará

sobral
Entre terça e quarta, choveu aproximadamente 40mm no município
FOTO: JESSYCA MARQUES

Apesar das maiores precipitações terem ficado próximas a Fortaleza, como Pacatuba e Itaitinga, em Canindé e Juazeiro do Norte também choveu bastante para o alívio dos sertanejos

Apesar das maiores precipitações terem ficado próximas a Fortaleza, como Pacatuba e Itaitinga, com 146 e 142 mm respectivamente, em outras regiões do Interior do Ceará, como nos Sertões de Canindé, a situação é parecida, para alívio dos sertanejos. Até às 9h da manhã desta quarta-feira (25), foram registradas chuvas em 93 municípios e 136 postos, sendo Pacatuba a maior precipitação.
Na região, as precipitações ocorreram desde as primeiras horas desta quarta-feira (25), trazendo alegria para moradores da sede e zona rural. Na sede de Canindé, as chuvas começaram às duas horas e só cessaram por volta das 7 horas. Segundo o agricultor Francisco Tabosa do Nascimento, de 74 anos, choveu também em Paramoti desde a meia-noite. O açude do Joca, que se encontrava seco, pegou dois metros de água. O motorista João Bosco informou que, na cidade de Itatira, as chuvas começaram por volta das 10 horas da noite e só pararam às 6 horas de hoje.
Em Caridade, chove desde a tarde de ontem.  Mesmo chuvas finas animam os rurícolas que se encontram no campo plantando. O tempo continua nublado em toda a região. Os açudes de pequeno porte estão pegando água, garantindo assim suporte para os criadores de bovinos, equinos, caprinos e ovinos. Muitos proprietários de fazendas já estão soltando seus animais no pasto, por conta do alimento que brota no campo. Foi o caso de Pedro do Jovem, residente em  Esperança, distrito que fica a 56 quilômetros da sede. Transtornos
Em Juazeiro do Norte, as chuvas caídas nos últimos dias continuam ocasionando transtornos à população que reside nos bairros periféricos da Cidade. Nas regiões de Betolândia, Novo Juazeiro, Tiradentes, São José e Lagoa Seca, há registros de ruas alagadas por conta da falta de sistemas de drenagens e pelo acumulo de sujeira nas bocas de lobo. Devido aos problemas, o prefeito do Município, Raimundo Mâcedo, decretou, há alguns dias, estado de emergência em Juazeiro do Norte. Desde a última semana, ações de recuperação de vias públicas estão sendo realizadas pelo setor de infraestrutura do Município. Na região da Zona Norte, há também registro de boas chuvas.
Sobral
De modo tímido, as chuvas continuam no interior do Ceará. Em Sobral, na Zona Norte do Estado, a precipitação mais intensa ocorreu no início da tarde da última terça (24). Durante a noite e madrugada desta quarta (25), apenas chuviscos foram registrados pelos moradores. Entre terça e quarta, choveu aproximadamente 40mm no município.
Segundo o meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) Leandro Valente, as precipitações dos últimos quatro dias foram provocadas pelo sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que se afastou da Região e devem começar a diminuir a partir desta quarta (25).  
Em relação à recarga dos açudes, que apresentam capacidade hídrica de 18,9%, Leandro destaca que não houve recarga significativa. "Foram poucas chuvas. Não deu para registrar recarga expressiva, a não ser em alguns açudes particulares de menores portes ou barreiros".
* 10 maiores chuvas por municípios no dia:
- Pacatuba (Posto: Pacatuba) : 146.0 mm
- Itaitinga (Posto: Itaitinga) : 142.0 mm
- Guaiúba (Posto: Guaiuba) : 119.0 mm
- Horizonte (Posto: Horizonte) : 116.0 mm
- Trairi (Posto: Trairi) : 109.0 mm
- Maracanaú (Posto: Maracanau) : 89.0 mm
- Cascavel (Posto: Cascavel) : 78.0 mm
- Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 70.0 mm
- Eusébio (Posto: Eusebio) : 65.0 mm
- Pacatuba (Posto: Escola Prof Luiza Teodoro) : 61.0 mm



Fonte Diário Do Nordeste