terça-feira, 13 de junho de 2017

Secretaria da Saúde alerta para presença de focos de peste bubônica em Pedra Branca e outras 41 cidades do Ceará

A Secretaria da Saúde do Ceará emitiu alerta para presença de focos de peste bubônica e pneumônica em 42 cidades do Ceará. O última caso da doença confirmado no estado ocorreu em 2005, na cidade de Pedra Branca.

Conforme o alerta da Secretaria, os focos de peste são comuns em áreas de alta altitude, com temperatura mais amena, ar mais úmido e vegetação e fauna específicas.

No Ceará, as áreas de importância para a vigilância da peste são Serra da Ibiapaba, Serra de Baturité, Serra da Pedra Branca, Serra do Machado, Serra das Matas e Serra de Uruburetama e Chapada do Araripe.

Ainda conforme a Secretaria da Saúde, as cidades nessas regiões têm focos da peste porque na mesma área há o agente patógeno e o animal hospedeiro (o rato) da peste, que pode repassar a doença para o homem.

"A persistência desses focos deve ser considerada uma ameaça real e permanente de acometimento humano nessas regiões, que pode estender-se para outros lugares, inclusive centros urbanos, tornando-se imperativo que os técnicos de saúde estejam preparados para lidar com o problema", diz o alerta.

Sintomas

Peste bubônica: Mal-estar; Abatimento; Dor de cabeça; Dores no corpo; Vômitos; Pulso acelerado; Arrepios de frio; Febre alta e Bubões

Peste pneumônica: Arrepios de frio; Dor de cabeça intensa; Delírio ou prostração absoluta no leito e Respiração ofegante.


Fonte O Povo