sábado, 7 de dezembro de 2019

Vereadores de Orós aprovam 13º salário a partir de dezembro de 2020

Foto Portal Orós
Vereadores do município de Orós aprovaram na quinta-feira, 5, proposta coletiva de implantação do 13º salário. O salário extra será pago a partir de dezembro de 2020. Atualmente, cada parlamentar recebe em valor bruto R$ 6.012,00. A Câmara Municipal de Orós tem 11 vereadores e realiza uma reunião semanal. 

Os vereadores favoráveis à proposta argumentaram que outras câmaras municipais da região já implantaram o 13º salário, além de que há previsão constitucional.

A implantação do 13º salário obteve ampla repercussão nas redes sociais, com críticas à proposta. “Os vereadores ganham bem, trabalham pouco e têm mais de dois meses que podemos chamar de férias”, disse o comerciário, Luís Custódio.

O único vereador que votou contrario à proposta foi Nelço Rodrigues Cândido Filho, que tem base eleitoral no distrito de Guassussê, mas ainda foi criticado porque assinou inicialmente a proposta. “Quando assinei, fui claro, disse que só era favorável se a Câmara diminuísse o tempo de recesso que hoje é de 12 de dezembro ao fim de janeiro – além das férias em julho, e passasse a transmitir as sessões por rádio e via internet”, justificou. “Venho tentando isso há três anos e não consigo”.

Os colegas de Nelço Filho ficaram descontentes com o posicionamento dele. “O recesso deveria ser de 15 dias, e não de 45 dias”, reforçou. “A Constituição permite, outras câmeras recebem, mas precisamos ver a capacidade, o valor do duodécimo, o orçamento”.

Na eleição passada, quatro vereadores foram eleitos na oposição, mas na prática, somente Nelço Filho permanece como oposicionista.

Com informações do Diário do Nordeste.