segunda-feira, 22 de abril de 2019

Jovens promovem há 20 anos encenação da Via Sacra em Quixelô

A via sacra retrata os últimos passos de Jesus, desde a sua condenação até a morte de cruz e sepultamento.

Encenada na última sexta-feira,19, a via dolorosa é um grande ato de fé para os católicos, que fazem da semana santa dias de jejum, caridade e oração.

“Traçamos com Cristo o caminho ao Calvário, uma tradição que dura mais de 20 anos”, pontuou Nayara Pereira.

Na última década, a encenação é feita pelo grupo JBJ – Jovens Buscando Jesus. O que causa maior comoção aos fiéis são as cenas de Jesus sendo crucificado. A comunidade de Carnaubinha do Faé viu a necessidade de se fazer um momento de reflexão e celebração das últimas horas da vida terrena de Jesus e sua entrega pela humanidade.

A encenação contou com a participação de 27 atores, 10 na organização e um público de mais de 100 pessoas ao longo das estações. O grupo utilizou de recursos próprios para a realização do evento, os apoios são de amigos e da comunidade.

A encenação da via sacra começou na capela Nossa Senhora das Graças, com a entrega de Jesus por Judas, a negação de Pedro e a primeira estação (Jesus é condenado à morte), as seguintes aconteceram numa caminhada de cerca de 1 km, até onde aconteceu a crucificação, os momentos finais foram com a caminhada de volta à capela em silêncio e oração. Com informações do Diário do Nordeste.