segunda-feira, 1 de abril de 2019

Açudes e barragens sangram após fortes chuvas na Região dos Inhamuns

As chuvas voltaram a cair com maior intensidade nos municípios da Região dos Inhamuns entre a noite de sábado, 30, e manhã deste domingo, 31, provocando a sangria de barragens, açudes e cheias em rios e riachos.

Segundo o boletim da Funceme, a maior precipitação nas regiões Sertão Central/Inhamuns, ocorreu na localidade de Cruz, no município de Quiterianópolis, com registro de 114m.

Santa Teresa e Trici

Já a segunda maior chuva, ocorreu na Vila de Santa Teresa, no município de Tauá, com 97mm. Na localidade de Massapê, foram registrados 91mm, segundo informações de populares.

As chuvas provocaram a sangria da barragem da Vila de Santa Teresa, desaguando para o açude da comunidade. No Massapê, o reservatório também sangrou e a água seguiu para a Barragem do Trici. 

A barragem da Vila de Flores voltou a transbordar após chuva de 42mm contribuindo para nova recarga na Barragem do Trici.

Sede distrital 

Nas localidades de Junco e Lustal, distante aproximadamente 10km da sede do Município de Tauá, as precipitações mediram 76mm e 85 mm, respectivamente. As águas desaguaram no Rio Trici, mas o nível de água na passagem molhada na estrada que dá acesso à cidade pela manhã, impediu o tráfego de veículos.

Na cidade de Tauá, a precipitação foi de 50,8mm, segundo Nário Costa, do Instituto de Meteologia.

Marrecas

No distrito de Marrecas, as chuvas encheram o Rio da Roça, que por sua vez, provocou a sangria da barragem da localidade de Belo Alto, além de outras duas barragens na Vila de Marrecas. As águas estão seguindo para o Açude Arneiroz II.

Aiuaba

Boas chuvas também caíram no Município de Aiuaba. Uma pequena barragem na localidade de Barra sangrou garantindo aporte hídrico no Açude do Mulungu, que abastece a comunidade.

Já no Sítio Mamão, a sangria da barragem deixou isolados os moradores do local.

Arneiroz

Já em Arneiroz, a barragem situada no Rio Jaguaribe, na entrada da cidade, também transbordou neste domingo, 31.

Quiterianópolis

Além da localidade de Cruz, onde a Funceme registrou a maior chuva, em outras localidades do Município de Quiterianópolis, também choveu bastante.

A Barragem Colina, responsável pelo abastecimento da cidade está próxima da sangria.

Parambu

O município também foi banhado por boas chuvas que fizeram vários açudes transbordarem, dentre eles, o da localidade de Riacho do Juazeiro, no distrito de Oiticica; da localidade de Carrapicho, que estava há 11 anos sem sangrar; dois açudes(Normando e Cazuza Soares) no distrito de Novo Assis; açude na localidade de Maquiné; barragem da localidade de Várzea da Palha, dentre outros.

Clique Aqui e assista vídeos da sangria de açudes e barragens

10 maiores chuvas por posto no dia:

(212 postos com chuva de 215 informados)

Lavras Da Mangabeira (Posqto: Iborepi) : 181.0 mm

Cariús (Posto: Angico) : 147.0 mm

Aurora (Posto: Santa Vitória ) : 136.0 mm

Várzea Alegre (Posto: Boa Vista) : 135.0 mm

Coreaú (Posto: Ubauna) : 118.0 mm

Quiterianópolis (Posto: Cruz) : 114.0 mm

Várzea Alegre (Posto: Varzea Alegre) : 112.6 mm

Lavras Da Mangabeira (Posto: Mangabeira) : 109.0 mm

Granjeiro (Posto: Novo Grangeiro) : 105.mm

Lavras Da Mangabeira (Posto: Quitaius) : 101.0 mm

Com informações do Blog do Wilrismar.