sexta-feira, 31 de março de 2017

Em março, o Açude Trussu não teve recarga e situação é preocupante


As chuvas chegaram a Iguatu e região, o mês de março está sendo um dos melhores nos últimos anos, a FUNCEME registra precipitações de 20 mm a 50 mm, um clima agradável está instalado no município, os pequenos e médios açudes da cidade e região começam a dar sinais de que poderão sangrar, o verde toma conta da área rural, mas tudo isto esconde um problema que está bem longe dos olhos do iguatuense.

O Açude Roberto Costa não está aumentando o seu volume, no início do mês onde foram registradas boas precipitações, o Trussu além de aumentar alguns centímetros o nível, se manteve estável por aproximadamente dez dias. Mas após isto, só fez perder o seu volume.
Gráfico que mostra a queda do nível no Trussu

No dia primeiro de março, o açude Trussu tinha o volume de 35,45hm³, e no final deste mês volta a ter esta mesma marca. Os dados indicam que o principal manancial que abastece Iguatu e Acopiara, não captou água e no mínimo se manteve estável.

A situação é preocupante e as entidades que são responsáveis pelo abastecimento de água da cidade afirmam que não existe um pensamento de se fazer algum racionamento, mas é importante que se economize nestes próximos meses, vejam algumas dicas de economia da água:

É importante saber:

Nas contas de água todo o volume registrado pelo hidrômetro é considerado consumo e esse aparelho apura estes três fatores:

CONSUMO EFETIVO – O que é percebido como consumo real. Varia de acordo com as necessidades em cada domicílio.

DESPERDÍCIO – Perdas voluntárias durante as atividades domésticas e causadas pelo mau uso da água e por maus hábitos.

VAZAMENTO – Perdas involuntárias, geralmente não aparentes, em torneiras, sanitários, caixas d’agua e outros.

Por isso é tão importante evitar desperdícios de água e reparar os vazamentos para conseguir reduzir os valores das suas contas.

Fique de olho nas Dicas de Economia!

Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.

Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe -as de manhã cedo ou no fim do dia.

Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.

Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.

Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo

consumo fora do normal.

Não tome banhos demorados, 5 minutos são suficientes. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo.

Como descobrir vazamentos…

NA INSTALAÇÃO INTERNA

1) Feche o registro do hidrômetro -> 2) Abra a torneira logo após o hidrômetro

e espere toda a água escorrer -> 3) Coloque um copo cheio de água na boca desta

torneira -> 4) Se a água do copo for sugada é sinal de que há vazamento no ramal

que está ligado diretamente à rede.

DENTRO DE CASA

1) Feche todas as torneiras e não use os sanitários -> 2) Feche o registro do hidrômetro para interromper o fluxo da água -> 3) Marque o nível da água na caixa d’agua e depois de 1h confira. -> 4) Se o nível estiver mais baixo é sinal de que há vazamento nos canos ou nos sanitários da casa.

NA VÁLVULA OU NA CAIXA DE DESCARGA

Essa é bem fácil verificar. Jogue pó de café no vaso sanitário e observe. Se ele derreter ou desaparecer é sinal de que há vazamento na válvula ou caixa de descarga.

ENTRE O HIDRÔMETRO E A CISTERNA/ CAIXA D’AGUA

Impeça a entrada de água da cisterna ou da caixa, levantando a boia. Se o ponteiro do hidrômetro continuar girando é sinal de que existe vazamento.

NA CISTERNA

1) Deixe a boia levantada e não ligue a bomba -> 2) Depois de algum tempo verifique o nível da água na cisterna – > 3) Se o nível tiver baixado é sinal de que existe vazamento, possivelmente causado por rachaduras na cisterna.

Agora é hora de colocar em prática as dicas de economia e consertar os vazamentos encontrados. Assim você evita desperdício de água, colabora com a natureza e ainda reduz sua conta de água.



Fonte Iguatu.Net