quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Justiça decreta prisão de 44 PMs por chacina na Grande Messejana

Familiares velam o corpo de uma das vítimas da série de assassinatos na Grande Messejana (Foto: Aline Oliveira/ TV Verdes Mares)
A Justiça decretou a prisão preventiva de 44 policiais militares, que foram denunciados pelo Ministério Público do Ceará (MP-CE) por participação na chacina da Grande Messejana, que deixou 11 mortos em novembro de 2015.

A prisão foi decretada por um colegiado formado por três juízes de primeiro grau em atuação na 1ª Vara do Júri. Alguns policiais já estão se apresentando no 5º Batalhão, no Centro, e outros devem se apresentar agora à tarde em outras delegacias.

Policiais indiciados
Trinta e oito policiais militares foram indiciados pela Delegacia de Assuntos Internos (DAI) por participação no assassinato de 11 pessoas na chamada Chacina da Messejana, ocorrida na madrugada do dia 12 de novembro de 2015, em Fortaleza. A informação foi divulgada pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD) cinco meses após os crimes.

Conforme a CGD, o inquérito que apura as mortes foi concluído pela DAI e enviado ao poder judiciário. Ao todo, 38 policiais foram indiciados, sendo 33 por homicídios qualificados e tentativa de homicídios. Outros cinco agentes foram indiciados pela prática de prevaricação, que é o crime cometido por funcionário público contra administração.

Três delegadas da CGD comandaram as investigações: Adriana Câmara, Bianca Araújo e Reny Sales. O órgão ressaltou que o inquérito policial foi remetido ao poder judiciário. Assim, coube ao Ministério Público oferecer a denúncia para dar início à ação penal.

Chacina
A chacina da Grande Messejana aconteceu na madrugada do dia 12 de novembro de 2015. De acordo com a polícia, 11 pessoas foram mortas a tiros e cinco ficaram feridas. Os homicídios foram registrados em um intervalo de aproximadamente quatro horas, em ruas dos bairros Curió, Alagadiço Novo e São Miguel, na Grande Messejana.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Sociail (SSPDS), das vítimas fatais, apenas dois respondiam por crimes de menor gravidade, um por acidente de trânsito e o outro por falta de pagamento de pensão alimentícia. Quatro pessoas entre os mortos são adolescentes com menos 18 anos; outros três têm entre 18 e 19 anos de idade. Uma outra pessoa assassinada tem 41 anos.

Algumas das vítimas foram mortas no meio da rua e outras foram retiradas de dentros das casas e fuziladas. Uma das linhas de investigação é de que as mortes seriam em represália ao assassinato de um policial ocorrido horas antes. O PM foi baleado durante uma tentativa de homicídio, no Bairro Lagoa Redonda, em Fortaleza.

Veja abaixo o nome e idade dos mortos.

BairroNomeIdadeData e hora do homicídioAtecedenteCurió Antônio Alisson Inácio Cardoso 17 12 de novembro, 0h20 Crime de trânsito
Curió Jardel Lima dos Santos 17 12 de novembro, 0h20 Nenhum
Curió Álef Sousa Cavalcante 17 12 de novembro, 1h54 Nenhum
Alagadiço Novo Marcelo da Silva Mendes 17 12 de novembro, 1h54 Nenhum
Alagadiço Novo Patrício João Pinho Leite 16 12 de novembro, 1h54 Nenhum
São Miguel Jandson Alexandre de Sousa 19 12 de novembro, 3h33 Nenhum
São Miguel Francisco Enildo Pereira Chagas 41 12 de novembro, 3h33 Nenhum
São Miguel Valmir Ferreira da Conceição 37 12 de novembro, 3h33 Ameaça
Messejana Pedro Alcântara Barroso 18 12 de novembro, 3h57 Pensão alimentícia
Messejana Marcelo da Silva Pereira 17 12 de novembro, 3h57 Nenhum
Messejana Renayson Girão da Silva 17 12 de novembro, 3h57 Nenhum
Messejana Valtermberg Chaves Serpa - - Nenhum





Fonte Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social,Via G1 Ceará