quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Cidades do Ceará podem iniciar vacinação com dose de reforço da vacina contra o coronavirus a partir desta sexta-feira (24)

O início da aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid na população que já está imunizada no Ceará pode começar a ocorrer nos 184 municípios a partir de sexta-feira (24) , conforme orienta a nota técnica da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) divulgada nesta quinta-feira (23).

No Estado, Fortaleza já começou, no dia 8 de setembro, a imunizar os idosos institucionalizados que tinham recebido as duas doses há mais de seis meses e, no próximo sábado (25), deve aplicar a dose de reforço em mais de 27 mil idosos acima de 70 anos.

De acordo com a nota da Sesa, “as doses destinadas para tal finalidade foram enviadas pelo Ministério da Saúde a partir do dia 20 de setembro”. Conforme consta no vacinômetro estadual, para esta finalidade, a Sesa já separou 32.643 doses da vacina da Pfizer que chegaram no último dia 19 e devem ser repassadas aos municípios.


QUEM DEVE TOMAR?

A orientação do Ministério da Saúde, é que pessoas com mais de 70 anos e os imunossuprimidos recebam a dose extra. No primeiro caso a nova aplicação deve ocorrer seis meses após a dose única da Janssen ou a segunda dose de Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. No segundo caso, a dose adicional é aplicada 28 dias após o recebimento da dose única ou da D2 de qualquer uma das vacinas.

"Observa-se que a população idosa, em especial acima de 70 anos de idade, mostra-se como parcela da população com maiores taxas de incidência e letalidade (da Covid), ressaltando a elevada vulnerabilidade dessa população, mesmo após a completude do esquema primário de imunização, em decorrência da imunocenescência que acompanha os ciclos de vida".

Nota técnica da Sesa

O documento diz também que no grupo das pessoas com alto grau de imunocomprometimento, "dados de imunogenicidade de indivíduos vacinados têm demonstrado menores taxas de soroconversão e titulação de anticorpos neutralizantes contra a Covid-19".

Com informações do Diário do Nordeste.