terça-feira, 15 de junho de 2021

Tempo médio entre início de sintomas e morte por coronavirus no Ceará é 10 dias maior na segunda onda

O tempo médio entre o início dos sintomas da Covid-19 e o óbito de pacientes no Ceará está 10 dias maior em 2021. Até dezembro do ano passado, eram 18 dias; já até 7 de junho deste ano, são 28 dias até a morte. Os dados são do Integra SUS, plataforma da Secretaria da Saúde (Sesa).

O intervalo de dias entre os primeiros sinais do coronavírus e a internação do paciente também aumentou. Na primeira onda da pandemia, a hospitalização acontecia em até 7 dias após os primeiros sintomas, tempo que hoje paira na média de 17 dias.

Um dos fatores para o cenário é que a doença tem afetado mais jovens do que idosos. A constatação tem sido feita desde que a segunda onda avançou no Estado, atingindo o pico em março deste ano. Um dos efeitos é o alongamento do tempo da doença até o desfecho: seja cura, seja morte.

A médica e pesquisadora Melissa Medeiros, infectologista do Hospital São José (HSJ), em Fortaleza, aponta que a predominância de variantes como a P1 é determinante para as mudanças de comportamento da doença.

Na primeira onda, os pacientes agravavam a fase inflamatória no 10º dia de sintomas, e então eram internados. Agora, isso só ocorre por volta do 12º dia.

Melissa Medeiros

Infectologista

Outro fator, como analisa Melissa, é que a medicina “aprendeu a manejar a Covid”, o que contribui para reduzir a mortalidade, mas tende a prolongar o tempo das internações, que estão, de fato, "mais demoradas”, como reconhece a infectologista.

Com informações do Diário do Nordeste.