terça-feira, 22 de junho de 2021

Estudantes cearenses são barrados e temem perder bolsas em universidades da França e Espanha

Além de ceifar a vida de mais de 500 mil pessoas, a pandemia de Covid-19 vem atravancando sonhos de estudantes e pesquisadores brasileiros. Devido à alta incidência do coronavírus no Brasil, bolsistas de vários estados, inclusive Ceará, estão impedidos de entrar em países como França e Espanha. Com isso, temem perder a oportunidade de “ampliar os horizontes” acadêmicos no exterior.

É o caso da professora Sarlene Gomes de Souza, 36, aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Após enfrentar um processo seletivo “muito difícil”, ela conquistou uma bolsa do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A meta é fazer o estágio de seis meses na Universidade Rovira i Virgili (URV), em Tarragona, Espanha, previsto para iniciar no próximo dia 1º de setembro. Como pretende levar o marido e os dois filhos para acompanhá-la na nova jornada, a professora se programou para entrar na Espanha dez dias antes da data prevista. No entanto, teme não conseguir concretizar os planos.

“O curso de doutorado tem quatro anos e eu já estou no terceiro. E um pré-requisito dessa bolsa é que eu volte para o Brasil até seis meses antes de terminar o doutorado, pra concluir a tese e defendê-la. Ou seja, eu estou no limite do limite. Se por acaso eu perder esse prazo, eu muito provavelmente vou perder essa oportunidade porque não tenho mais tempo”, frisa.

Sarlene lembra que a Espanha tem estabelecido “restrições fortíssimas” ao Brasil e à África do Sul, mas abre as portas para turistas da Índia, onde os índices de infecções e mortes por Covid-19 ainda são altos.

“O que a gente [bolsistas] pede é que, pelo menos, educação e trabalho sejam vistos como motivos essenciais, e que se liberem os vistos pra esse tipo de viajante”, reivindica, acrescentando que já tentou solicitar o visto, mas sem sucesso. “Quando a gente solicita o visto à embaixada, a resposta que eles dão é: ‘Enquanto estiver vigente esse bloqueio de brasileiros, a gente não pode emitir os vistos’”.

Com informações do Diário do Nordeste.