sábado, 15 de maio de 2021

Ceará recebe lote com 25 mil doses de CoronaVac após decisão judicial

O Ceará recebeu mais 25.020 doses de CoronaVac na manhã deste sábado (15). A remessa extra foi enviada pela União após determinação da Justiça Federal. O novo lote é o 25º enviado à Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Este é o terceiro dia seguido que o Governo Federal envia mais vacinas ao Estado. Na última quinta-feira (13), foram 170 mil doses (entre AstraZeneca e CoronaVac), enquanto na sexta-feira (14), outras 41,6 mil (apenas de CoronaVac).

Apesar da chegada dos imunizantes do Instituto Butantan, neste sábado, Fortaleza está aplicando apenas doses da Pfizer e da AstraZeneca. O prefeito, Sarto Nogueira, anunciou que um mutirão "para atender todo público que está com a segunda dose em atraso" ocorrerá neste domingo (16).

Decisão judicial

O carregamento deste sábado foi requerido através de Ação Civil Pública (ACP) pelas Defensorias Pública do Ceará (DPCE), da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF), os Ministérios Públicos do Estado (MPCE), do Trabalho (MPT) e a Procuradoria do Ceará (PGR). A decisão foi divulgada na última quarta-feira (12).

Segundo o governador Camilo Santana, "as vacinas serão utilizadas para concluir a aplicação em atraso da segunda dose dos cearenses".

Com informações do Diário do Nordeste.