sexta-feira, 16 de abril de 2021

Lula de volta ao cenário eleitoral deve impor dilema a Camilo Santana no Ceará, avaliam analistas

A anulação das condenações do ex-presidente Lula (PT) confirmada na quinta-feira (15, pelo Pleno do Supremo Tribunal Federal (STF), deixando caminho livre para que ele seja potencial candidato em 2022, pode também ter repercussões no xadrez político no Ceará. Para analistas políticos, a volta do petista ao cenário eleitoral deve impor ao governador Camilo Santana (PT) um dilema já visto em pleitos anteriores.

Pertencente ao grupo político liderado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes (PDT) no Estado, Camilo terá que demonstrar habilidade mais uma vez, em um possível cenário que, emulando o que ocorreu em 2018, Ciro seja adversário, no pleito, de um candidato do PT à Presidência da República.

Desta vez, no entanto, está colocada a possibilidade de que o líder da legenda petista apareça nas urnas, e não mais o ex-ministro Fernando Haddad, como ocorreu há dois anos.

Lula, ainda na quinta, com a decisão do STF, conversou com aliados, entre eles o governador cearense. "Um exemplo vivo de que toda luta por Justiça vale a pena. Sempre”, escreveu Camilo, nas redes sociais, após conversar com o ex-presidente por telefone.

Com informações do Diário do Nordeste.