sexta-feira, 16 de abril de 2021

Leitos de UTIs para coronavirus no interior do Ceara estão no limite; fila de espera tem 614 pessoas

Os leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) destinadas a pacientes com Covid-19 no interior do Ceará estão com taxa de ocupação de 96,36% até esta sexta-feira (16). O índice é ainda maior considerando os leitos adultos, que estão 97,84% preenchidos. a contagem exclui Fortaleza e cidades da Região Metropolitana.

Em todo o Estado, 614 pessoas aguardam transferência para alguma unidade hospitalar, segundo o portal de transparência IntegraSUS, vinculado à Secretaria da Saúde (Sesa).

No Sertão Central, Jaguaribe e Litoral Leste, a taxa de ocupação de UTIs chega a 100%. As regiões de Sobral e do Cariri ficam com 98,07% e 96,4% de lotação, respectivamente.

O Hospital Regional Norte (HRN) é o que possui mais vagas preenchidas nas unidades de terapia intensiva, com 111 leitos. Logo após está o Hospital Regional do Cariri (HRC), com 64.

A diretora-executiva do Hospital Regional de Iguatu, Glícia Alencar, ressalta que, durante a segunda onda da pandemia, os casos estão mais graves e acometendo cada vez mais pacientes jovens.

Na primeira onda, nós tínhamos pacientes idosos em sua grande maioria. Hoje, a gente não tem mais isso, nós temos pacientes de 30, 40, 50 anos. Temos idosos também, mas mudou completamente o perfil”

Glícia Alencar

Diretora-executiva do Hospital Regional de Iguatu

O paciente "sempre é o amor de alguém"

Glícia Alencar pontua ainda que, apesar do cansaço dos profissionais da saúde neste momento, eles “estão sempre ali a postos, sem fraquejar”, porque “quem tá no leito de UTI e às vezes vai a óbito, sempre é o amor de alguém. Pode ser que chegue o dia que seja um de nossos amores, um pai, um irmão, um filho. Então, eu peço que a população também se conscientize”.

“Muitas vezes, a gente fica meio que de mãos atadas, porque chega um ponto que não tem mais onde colocar paciente. A gente tem vontade de ajudar, mas tem uma hora que não depende só dos profissionais, né? Estamos praticamente todos os dias com 100% de ocupação. Sai um paciente e já tem cinco, seis na fila, sabe?”, pontua Glícia Alencar.

Com informações do Diário do Nordeste.