terça-feira, 13 de abril de 2021

Com aumento de casos de coronavirus, três cidades cearenses mantêm o lockdown

Mesmo com a retomada gradual da economia cearense, iniciada na segunda-feira (12), pelo menos três cidades decidiram manter o lockdown. Em comum, Antonina do Norte, Capistrano e Santana do Cariri viram seus números de casos da Covid-19 aumentarem consideravelmente nas últimas duas semanas, ao contrário da tendência geral do Interior, ligando o sinal de alerta.

A partir de decretos municipais, os prefeitos adotaram maiores restrições, como a proibição da circulação de moradores nas ruas, venda de bebidas e o fechamento de supermercados.

Antonina do Norte

Mesmo sendo a cidade com menor número de casos do Ceará, Antonina do Norte, que possui cerca de 7.300 habitantes, teve um elevado crescimento de casos.

No dia 31 de março, o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde apontava 138 casos. Desde então, houve um aumento de 57,9%, chegando a 218 infectados na segunda (12).

Nesse período, houve também um crescimento de 50% nas mortes em consequência da Covid-19, saltando de 8 para 12. Ainda há outros dois óbitos sob investigação, que podem ter sido causadas por complicações geradas pela doença.

“Nós observamos o aumento pela demanda provocada nos postos de saúde e pelos boletins. O crescimento já era gradativo, mas se tornou significativo nas duas últimas semanas”, detalha a secretária de Saúde de Antonina do Norte, Paloma Lima.

Atualmente, o Hospital Municipal tem cinco leitos de enfermaria, todos ocupados com pacientes em situação estável, contando com auxílio de oxigênio.

“Se complicou, a gente referencia para o Estado”, conta a gestora. Na Central de Regulação, os pacientes são atendidos em Juazeiro do Norte ou Barbalha. Se lotados, podem ser transferidos para Iguatu.

Aumento de casos

O primeiro bairro a registrar um aumento considerável de casos foi o Planalto. Para lá foi enviada uma equipe para atendimento médico, de enfermagem e coleta de exames. “O morador já saía com prescrição médica e exame”, ressalta a gestora.

Contudo, outros bairros começaram a apresentar mais infectados, quando os gestores da cidade decidiram fechar as atividades não essenciais por um decreto em vigor desde a última sexta-feira (09), e que deve durar até o próximo dia 18.

Nós estamos totalmente fechados. Só abertas as farmácias, postos de combustíveis e unidades de saúde. Supermercados, só realizam entregas” Paloma Lima Secretária de Saúde de Antonina do Norte.

Além disso, foram instaladas barreiras sanitárias nas rodovias que dão acesso à cidade. “Só viajantes passam. Caminhoneiros fazendo entrega dentro da cidade, nem entram, nem saem. Ainda há um controle rígido de pessoas”, reforça.

Ainda para conter o avanço, agentes de endemias têm realizado desinfecções nos locais que estão podendo funcionar, como as farmácias. O trabalho acontece duas vezes ao dia, de manhã e à tarde.

A fiscalização conta com apoio dos próprios agentes de endemias, agentes da epidemiologia, Vigilância Sanitária, guardas municipais e a Polícia Militar. Inclusive, nos primeiros dias de decreto, policiais de outros municípios, como Assaré e Aiuaba, deram apoio para manter a medida, já que o efetivo em Antonina é de apenas quatro militares.

Santana do Cariri

Já em Santana do Cariri, que conta com população estimada em 17 mil pessoas, entre os dias 29 de março e 5 de abril houve um aumento de 16 casos de Covid-19, saltando de 420 para 436. Já na semana seguinte, o número de novos casos confirmados quadruplicou, com 64 registros, chegando a 500 infectados. A cidade soma 18 óbitos. Os dados são do boletim mais recente da Secretaria de Saúde do Município, publicado ontem (12).

De acordo com a secretária de Saúde de Santana do Cariri, Janaína Ângelo, a decisão pelo lockdown também se manifesta no crescimento de casos suspeitos: saiu de 75 no último dia 5 deste mês para 139, no último boletim, incluindo um óbito sob investigação.

“Estamos até providenciando a compra direta de swab para ampliar os exames além da conta que o Estado fornece, que é de 50”, reforçou.

O município possui uma Unidade Sentinela, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais da saúde trabalhando diariamente. Contudo, a demanda cresceu. "Casos suspeitos e confirmados duplicaram do ano passado para este ano”, diz a gestora.

Durante a vigência do decreto, só estão autorizados a funcionar serviços públicos essenciais, hospitais e demais unidades de saúde, farmácias, clínicas odontológicas e veterinárias, empresas de segurança privada, postos de combustíveis e funerárias. Serviços como supermercados e padarias podem funcionar até ás 17h. A medida vigora até o próximo dia 18.

A fiscalização conta com apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária. “Todos engajados nessa luta”, reforça a secretária.

O município não instalou barreiras sanitárias na entrada da cidade, mas isso será avaliado. “Percebemos que o contágio está entre as pessoas que moram na cidade. Não está havendo trânsito de pessoas de outras cidades para Santana do Cariri”, justifica.

Com informações do Diário do Nordeste.