quinta-feira, 22 de abril de 2021

Ceará tem quase 120 novas solicitações de leitos de UTI para coronavirus por dia desde março

A Covid-19 continua desafiando a capacidade de atendimento da rede de saúde do Ceará. Só o sistema público recebe diariamente, desde 1º de março, uma média de 118 novas solicitações de vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Os dados são da plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Na tarde da última quarta-feira (21), feriado de Tiradentes, havia 798 pessoas esperando por algum leito para continuarem a luta contra a Covid-19. Desse total, 480 precisavam de UTIs.

De acordo com o sistema, as solicitações de UTIs começaram a crescer a partir da segunda quinzena de fevereiro. Até aquele período, a média era de 30 a 50 pedidos diários. Em 8 de março, pela primeira vez em 2021, o indicador passou de 100, chegando a 104 requisições.

Conforme os dados, os picos de solicitações ocorreram em 15 de março, logo após o anúncio do segundo lockdown em todo o Estado, com 158; e no último dia 16 de abril, logo após a flexibilização de parte das atividades econômicas, com 154.

Desde 8 de março, apenas os dias 9 e 25 do mesmo mês registraram menos que uma centena de pedidos; ainda assim, foram 94 e 98 requisições, respectivamente.

O problema é que as redes pública e privada estão operando praticamente no limite. Nos últimos sete dias, a taxa geral de ocupação de UTIs para adultos no Ceará oscila em torno de 95%. Na tarde de quarta, estava em 93,65%.

Epidemias simultâneas

Segundo a Sesa, os critérios adotados para regulação de pacientes inclui a disponibilidade de leitos, a indicação de leito, o quadro clínico e a criticidade deles.

Em entrevista recente ao Sistema Verdes Mares, a secretária-executiva de Vigilância e Regulação, Magda Almeida, destacou que 2021 trouxe “epidemias simultâneas” nas regiões de saúde do Estado, o que levou a uma “pressão assistencial muito grande por leitos”.

Com informações do Diário do Nordeste.