quarta-feira, 14 de abril de 2021

'Acho que a gente já passou pelo pior', diz secretária executiva da Saúde sobre 2ª onda do coronavirus no Ceará

Embora ainda esteja com cenário epidemiológico em alerta por conta da Covid-19, o Ceará pode ter superado o pico da segunda onda da pandemia. Conforme a secretária executiva de Vigilância e Regulação do Ceará, Magda Almeida, em entrevista ao Sistema Verdes Mares nesta quarta-feira (14), o Estado teve uma leve retração no número de infectados nas últimas semanas.

"Pelo comportamento dos casos das últimas semanas, aparentemente, a gente já passou pelo pico. Acho que a gente já passou pelo pior", avaliou.

A secretária ponderou, no entanto, que este panorama é fruto da avaliação dos diagnósticos positivos, uma vez que o indicador de internações permanece em alta. O IntegraSUS atualizado às 8h06 aponta que a ocupação nos leitos de terapia intensiva está em 94,07%, enquanto nas enfermarias a taxa marca 81,04%.

"A gente não consegue ver isso talvez avaliando as internações porque elas continuam muito altas, elas acontecem 15 a 20 dias depois do pico de casos, mas em relação aos casos, a gente tem visto um ritmo menor", esclareceu Magda.

Com informações do Diário do Nordeste.