sábado, 6 de março de 2021

Sem lockdwon, veja quais medidas as cidades com mais infectados têm adotado para conter o vírus

Das dez cidades cearenses com maior número de infectados pelo novo coronavírus, apenas Fortaleza e Sobral decretaram lockdown. Os demais municípios têm adotado outras medidas para conter a rápida disseminação do vírus, como ampliação de testagem, implantação de barreiras sanitárias, restrição no horário de funcionamento do comércio e atividades não essenciais, e proibição de feiras livres.

Apesar da recomendação do governador Camilo Santana (PT) para que as cidades em nível crítico de transmissão da doença adotem o lockdown, gestores destas localidades justificam que as atuais medidas são adequadas para o momento e ressaltam que os números epidemiológicos estão sendo monitorados periodicamente. "Caso siga avançando a tendência é endurecer as medidas", pontuou a assessoria de Crato, na região do Cariri.

Cidades com maior número de infectados:
Fortaleza - 125.968;

Juazeiro do Norte - 18.202;
Sobral - 15.439;
Caucaia - 11.138;
Maracanaú - 10.936;
Crato - 10.089;
Crateús - 7.237;
Maranguape - 7.044
Iguatu - 5.610;
Russas - 5.247

Juazeiro do Norte

A maior cidade do interior cearense, com mais de 275 mil habitantes, descartou lockdown "neste primeiro momento", conforme apontou o prefeito Gledson Bezerra. Ele reconhece o momento delicado encarado em todo o Estado, mas avalia que as medidas em vigor atualmente no Município são apropriadas.

Dentre elas, está a intensificação da testagem e das campanhas publicitárias para "orientar a importância da adoção das medidas sanitárias para que outras mais graves não se façam necessárias", destacou Bezerra.

Quanto aos testes, o Município adquiriu 250 testes do tipo swab. A coleta do material da nasofaringe ocorre de forma semelhante à do swab comum para o exame do tipo RT-PCR. Porém, o resultado do swab antígeno fica disponível após cerca de 15 minutos.

"O swab antígeno pode ser feito a partir do 3º dia de sintomas. Com isso a gente consegue diagnosticar, isolar e tratar mais rápido o paciente, evitando internações”, ressalta a secretária da Saúde do Município, Francimones Albuquerque. Na próxima segunda-feira, 8, será aberta licitação para aquisição de mais 7 mil testes.

A fiscalização também terá incremento de equipe para evitar aglomerações. Além disso, Juazeiro, Crato e Barbalha se uniram para criação de um Comitê de crise que analisará os dados e definirá, em conjunto, ações futuras que serão decretadas.

Caucaia

Apesar de não ter decretado lockdown, o Município apresentou nesta sexta-feira (5) decreto com medidas mais restritivas. Dentre elas, limite de funcionamento de academias e centros religiosos até às 16 horas e com capacidade de apenas 30%; aulas e atividades presenciais em estabelecimentos de ensino suspensas; e o comércio deve funcionar somente até as 15 horas, como redução de 50% na capacidade de atendimento. Após este horário está liberado apenas delivery.

Com informações do Diário do Nordeste.