sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Ceará tem baixo risco de sofrer novo surto de coronavírus, avalia comitê científico

Foto Helene Santos
Uma análise divulgada nesta sexta-feira (18), pelo Comitê Científico do Nordeste aponta que o Ceará apresenta um baixo risco de sofrer uma segunda onda da pandemia de coronavírus. O estudo indica que as mortes provocadas pela doença já passaram pelo pico e atualmente há uma tendência de queda de óbitos diários.

“A redução do número de contaminados e, principalmente, de óbitos provavelmente é consequência do que a classe médica e hospitais tenham aprendido com o avanço da pandemia em termos de medidas preventivas, tratamentos hospitalares e disponibilidade de leitos em UTIs”, ponderam os membros do Comitê, em sua análise.

O boletim também demonstra que o retorno parcial das aulas presenciais apresenta baixo risco de um novo surto da doença. De acordo com o comitê, as fases deixaram poucos sobressaltos na evolução dos expostos.

“A testagem é um ponto positivo, e os modelos mostram números consistentes entre indivíduos testados e previstos”, aponta. Conforme o boletim, a testagem aumentou significativamente durante o último mês, no Ceará.

Com informações do G1 Ceará.