domingo, 27 de setembro de 2020

Campanha eleitoral começa nas ruas neste domingo em meio à pandemia

Foto Agência Brasil
A campanha eleitoral começa oficialmente neste domingo (27). Apesar do cenário atípico, com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, os principais candidatos a Prefeitura de Fortaleza resolveram priorizar as atividades na rua e o contato direto com a população. Além disso, compromissos com os candidatos a vereador também predominam no primeiro domingo de campanha.

Com o adiamento da data de votação para novembro, a campanha foi estendida para 45 dias. Com as candidaturas fragmentadas, os 11 candidatos devem enfrentar desafios na busca por votos do eleitorado em Fortaleza.

Pela agenda prevista para hoje (27), eles devem apostar em estreitar as relações com os candidatos a vereadores, importantes atores na busca por uma maior capilaridade das candidaturas majoritárias nos diferentes bairros da Capital.

Apesar de as regras sanitárias em vigor também dificultarem as atividades nas ruas, os concorrentes devem ocupar espaço com atividades como carreatas e bicicleatas, na busca por dar visibilidade às candidaturas.

Em ordem alfabética, confira destaques da programação do primeiro dia de campanha: candidato pelo PCdoB, Professor Anízio tem agendada uma reunião com os candidatos a vereador a partir das 10h. O encontro que deve dar a largada à campanha do candidato deve acontecer no Polo de Lazer da Sargento Hermínio, no bairro São Gerardo.

Célio Studart (PV) deve participar de atividade no comitê de campanha, além de gravação de conteúdos. O comitê do candidato será na avenida Aguanambi. Segundo a assessoria dele, não haverá aglomeração na atividade programada para este domingo.

Heitor Férrer (SD) deve participar de missa no Santuário Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha. Após a celebração religiosa, deve seguir para o Raimundo dos Queijos, estabelecimento comercial que fica no Centro.

O primeiro ato de campanha de Heitor Freire (PSL) deve ser um café da manhã no Clube Recreativo dos Subtenentes e Sargentos do Exército, no Bairro de Fátima. Ele também deve participar de um torneio de futebol com os apoiadores, a partir das 9h.

Luizianne Lins (PT) vai dar o pontapé na campanha eleitoral na Barra do Ceará, às 9h. De lá, a candidata segue para a Vila do Mar, onde deve conversar com líderes comunitários. Depois deve seguir para um conjunto habitacional e aproveitará para realizar gravações nesses locais.

Paula Colares (UP) pretende se reunir com apoiadores no bairro Curió, às 9h.

Renato Roseno (Psol) deve acompanhar atividades de candidatos a vereador pelo Psol. Serão bandeiraços, café da manhã. À noite (19h30), deve inaugurar comitê de campanha, na Praia de Iracema.

Samuel Braga (Patriota) deve acompanhar os candidatos a vereador e participar de “abraço simbólico” nas dunas da Sabiaguaba, às 8h30.

Sarto Nogueira (PDT) deve iniciar o dia em uma visita. Médico obstetra, ele inicia a campanha cumprindo agenda na área de Saúde. A partir das 8h, ele visita o Hospital da Criança, no bairro Jóquei Clube. À noite, participa da inauguração do comitê de vereador.

Candidato pelo Pros, Capitão Wagner deve fazer, a partir das 16h, uma “live” no Facebook. Pela manhã (7h), deve visitar a Associação Valentes de Davi, no Bairro de Fátima, e participar de carreata na Barra do Ceará, às 9h. À tarde, deve se reunir com empresários.

O PCO pediu registro na última hora da candidatura de José Loreto à Prefeitura de Fortaleza e não divulgou agenda do primeiro dia de campanha.

517.786 pedidos de candidatos para concorrer nas eleições no País: o TSE registrou 517.786 solicitações de candidatos para concorrer nas eleições de novembro no País, sendo 18.416 para o cargo de prefeito e 480.934 para vereador

33,1% dos pedidos de registro de candidatura são de mulheres: os homens são a maioria dos candidatos, com 66,9% das candidaturas inscritas. As mulheres somam 33,1%. Já 133 declararam nome social (transgêneros e travestis)

Com informações do Diário do Nordeste.