sábado, 14 de dezembro de 2019

Grupo espanhol assina protocolo de instalação de usina de energia solar em Quixadá e Ibicuitinga

Um grupo empresarial espanhol, de Sevilha, deverá instalar uma usina de energia solar no Sertão Central. O parque, com capacidade de geração de 2,2 GW, está planejado para uma área que abrange distritos de Quixadá e Ibicuitinga, municípios vizinhos.

O investimento, estimando em R$ 7,4 bilhões e o protocolo de intenção de construção da usina foram confirmados pelo secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Maia Júnior.

O anuncio e as sondagens realizadas na região – a comunidade de Cipó dos Anjos, em Quixadá, é uma delas – está empolgando os proprietários de terras, fazendas e sítios. Eles receberão compensação financeira pelo espaço disponibilizado à instalação dos painéis solares. A construção da usina de energia solar também deverá gerar emprego para moradores da região.

Na sexta-feira (13), o governador do Ceará, Camilo Santana, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, lançaram o Atlas Eólico e Solar do Ceará, durante evento realizado na Casa da Indústria, em Fortaleza. Na ocasião foi lançado o edital Funcap – Inovafit Fase 2/2019, que de acordo com o governador destinar R$ 11 milhões para projetos de desenvolvimento de produtos e processos inovadores em áreas prioritárias para o Estado. O setor de energias renováveis é um deles.

Com informações do Diário do Nordeste.