quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Emprego temporário em Iguatu cresce 10%, diz Sine/IDT

Dezembro é um mês bastante esperado pelo setor varejista, quando aumentam as vendas por conta das festas de Natal e de fim de ano. Cresce também a esperança de quem busca uma vaga de trabalho, ainda que seja temporário.

Lígia Mendonça, gerente do Sine/IDT em Iguatu, observa que a oferta de vagas em média aumentou neste mês de dezembro 10%, em relação ao mesmo período do ano passado. “Estamos com o setor mais aquecido”, pontuou.

Depois de quase um ano desempregada, Samara Feitosa, 40 anos, está trabalhando na função de atendimento aos clientes. Comemora a vaga que tanta almejava. “Estava precisando de uma ocupação, de uma renda e estou feliz com essa oportunidade”, frisou. “É um novo desafio”.

Algumas lojas sempre neste período antecipam as vendas de fim de ano, por isso ofertam vagas de empregos temporários. Além de Samara, a empresa contratou outros funcionários.

Angélica Souza, gerente administrativa, observa que o desejo de quem consegue uma vaga de emprego é que seja efetivado no mercado de trabalho. “Todo fim de ano temos essa necessidade de emprego temporário e aqui em Iguatu contratamos dez pessoas”, disse. “Temos vários colaboradores que começaram de forma temporária, mas hoje são efetivos”.

Manoel Ricássio da Silva, 38 anos, procurou uma vaga de emprego na lista de oportunidades no Sine/IDT, mas não foi dessa vez que encontrou o que queria. Ele está há dois anos desempregado. “Já trabalhei em indústria de calçados e todas as semanas venho aqui em busca de vaga e também procuro nas lojas, mas está muito difícil, sempre dizem não, não e isso desanima”, contou. “Não vou desistir”. Ele queria trabalhar em linha de produção industrial.

Lucas Paulino estuda durante o dia e cursa enfermagem. Estava à procura de um emprego no período da noite, mas depois de quase um ano desempregado, foi selecionado para uma vaga de garçom. “Vai dar para ajudar nas compras de fim de ano e nas despesas com a faculdade”, pontuou.

A orientação para quem procura vaga no mercado de trabalho é levar documentação necessária e ir à unidade de atendimento do Sine, diariamente.

Com colaboração de Wandenberg Belém.