segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Católicos de 35 cidades e de milhares de capelas celebram Imaculada Conceição

Foto de Gustavo Veras 
Movidos pela fé e devoção, milhares de católicos participam de festas religiosas, neste último  domingo, 8 de dezembro, em 35 cidades do Interior, onde Maria Santíssima, mãe de Jesus, sob o título de Imaculada Conceição, é padroeira. Além das paróquias, há louvores em centenas de capelas, em áreas urbanas e rurais.

Na região Centro-Sul, houve festejos em Cedro (Várzea da Conceição), Orós (Guassussê e Palestina), Iguatu (Cocobó, Lagoa Seca e Lagoa Redonda), Icó (Igreja do Monte), além das paróquias das cidades de Irapuan Pinheiro e Milhã.

A programação dos festejos religiosos incluem caminhadas, procissões e celebrações litúrgicas. A maioria dos católicos que participa dos festejos religiosos veste branco. Idosos, jovens e crianças seguem a tradição herdada pelos pais e avós.

No Ceará, Nossa Senhora da Imaculada Conceição é padroeira de Acaraú, Amontada, Aracoiaba, Bela Cruz, Cascavel, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Granjeiro, Guaramiranga, Hidrolândia, Iracema, Ipaumirim, Ipueiras, Itapiúna, Jaguaretama, Limoeiro do Norte, Madalena, Martinópole, Mauriti, Meruoca, Milhã, Moraújo, Pacatuba, Pacajus, Pacoti, Palhano, Pentecoste, Pindoretama, Porteiras, Potiretama, Quixeré, Redenção, Sobral, Tururu e Quiterianópolis.

Em todas as cidades, onde a santa é padroeira, foi feriado municipal. As paróquias têm programação própria, mas em todas elas há celebração de novenas, caminhadas, missas e quermesse. “O povo nordestino é muito religioso e há uma forte devoção à mãe de Jesus, em seus diversos títulos”, observou o monsenhor Afonso Queiroga, da diocese de Iguatu. “Creio que o número elevado de paróquias e capelas dedicadas à santa decorre da proclamação do dogma da Imaculada Conceição”.

Dogma

Em 1854, o papa Pio IX proclamou o dogma (princípio de fé) da Imaculada Conceição de Maria. “A Igreja afirma que Maria foi concebida sem a mácula do pecado original em vista da missão que iria abraçar, ser a mãe do filho de Deus, Jesus”, explicou o padre João Batista. O sacerdote observa que a ampla maioria das paróquias é dedicada à Maria, em seus diversos títulos: Nossa Senhora Conceição, das Graças, do Perpétuo Socorro, de Fátima, dentre outros.

O monsenhor Afonso Queiroga frisou que é forte a devoção dos católicos à Maria Santíssima. “O novenário é um momento de devoção popular, de expressão da comunidade na fé, pois Maria é exemplo, modelo, de unidade a Deus, é a vitória contra o pecado”, frisou. O padre João Batista completa: “Está na alma do povo a participação em romarias, peregrinações, caminhadas”.

Icó – 200 anos de devoção 

Icó celebrou durante nove dias as festividade alusiva a N. Sra. da Imaculada Conceição, na noite de ontem (08), se deu o encerramento com procissão e a Santa Missa.

O novenário teve como o tema central “Virgem Mãe Imaculada Conceição, nós te louvamos, há 200 anos sob a tua proteção”

O tema retrata os 200 anos que a Imagem de N. Sra. da Imaculada Conceição chegou à cidade de Icó.

A procissão com a Imagem do Menino Deus e de N. Sra. da Imaculada Conceição saiu da Igreja do Monte às 17 horas. Centenas de fiéis e devotos percorreram as principais ruas da comunidade, retornando à igreja, onde foi celebrada missa.

Durante a celebração da liturgia uma forte chuva caiu na sede do município. “A chuva veio abençoar nossa terra, com a intercessão de Nossa Senhora”, comentou a dona de casa, Conceição Silva, devota.

De acordo com informações do Dnocs, com sede em Icó, foram registrados 5mm de chuvas na sede do município.

Com informações do Diário do Nordeste.