quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Entrega de sementes a agricultores é antecipada no Ceará

Até fevereiro do próximo ano, 155 mil agricultores familiares serão atendidos com a distribuição de 3.140 mil toneladas de sementes com padrão de qualidade fiscalizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Serão ainda entregues cinco mil metros cúbicos de maniva-de-mandioca, 4,5 milhões de raquetes de palma-forrageira e 620.500 mudas frutíferas, de caju-anão precoce e de mudas de essências florestais e nativas. "O objetivo do programa é fortalecer a atividade no campo, propiciando o aumento da produtividade das culturas e melhor nível de renda dos beneficiários", explica o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva dentro da normalidade até janeiro do próximo ano, e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos - CPTEC/Inpe aponta precipitação abaixo da média histórica para o momento.

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) não faz previsão para o período de pré-estação e, somente em janeiro, vai divulgar o primeiro prognóstico para o trimestre fevereiro, março e abril.

Entre as 7 horas de terça-feira (19) e 7 horas de ontem (20), a Funceme registrou precipitação em 16 cidades, com destaque para o Sertão Central e dos Inhamuns.

Com informações do Diário do Nordeste.